Prefeitura incentiva criatividade e oportunidade de negócios

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto
Prefeito realiza Feira de artesanatos em São Cristóvão. Foto: Divulgação
Prefeito realiza Feira de artesanatos em São Cristóvão. Foto: Divulgação

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 12/04/2017 às 00:02:00

A primeira edição da São Criativos: Feira de Artesanato foi um sucesso de público no último fim de semana. O evento, que aconteceu na praça São Francisco, atraiu turistas e moradores da sede da cidade para conhecer produtos feitos pelos 30 expositores. A iniciativa da Prefeitura de São Cristóvão, através da Secretaria de Assistência Social e do Trabalho e da Fundação de Fundação Municipal de Cultura e Turismo Joao Bebe Água, teve como foco instigar a oportunidade de negócios, promovendo lazer através da programação cultural do evento.

Para abrilhantar ainda mais a feira, foi criado o Palco Aberto, onde os sancristovenses receberam o suporte necessário para expressarem suas artes (música, poesia, dança). O lounge, montado na entrada do evento, contou com móveis de época da loja Café Del Rey.

Segundo Cláudia Maria dos Santos, há cerca de quatro anos que as doceiras do povoado Cabrita não expunham numa feirinha dentro da sede da cidade. “Gostei a ideia e acho que a feira serve para mostrar nossos produtos, vendendo e divulgando nosso trabalho para um público que muitas vezes mesmo sendo da própria cidade, ainda não conhece nossos doces. Adorei a oportunidade de participar”, contou a culinarista.

Para a bonequeira, Maria Lurdes Silva, a feira foi propícia para sair do espaço físico da loja, trazendo a cultura das bonecas de pano para o conhecimento de um novo público. “Nossa intenção é vender nossos produtos, mas qualquer oportunidade de sairmos para feiras desse tipo sempre nos agrada, pois toda divulgação resulta em novos clientes e mais pessoas conhecendo o que estamos produzindo aqui”, contou.

Para a jornalista Jaci Rosacruz, a administração municipal acertou ao criar o evento. “Iniciativas como a São Criativos são importantes, pois estimulam a cultura e a economia, além de relevar talentos dos artistas da terra. Eu tenho uma ligação muito grande com o município e estou acreditando nesta nova gestão”, frisou.

De acordo com o prefeito Marcos Santana, a ideia de montar a São Criativos supriu a lacuna de dentro do próprio município, no tocante a oportunidade para que artistas da terra mostrem suas obras. “Percebíamos que nossos artistas estavam desnorteados, sem estímulo para expor suas produções e esta feira teve justamente o papel de oferecer espaço e oportunidade para que eles se apropriem da nossa cidade, enquanto moradores dela e artistas que produzem suas obras aqui. Vamos analisar o caso e certamente, visualizando a necessidade, realizaremos diversas outras edições do evento nos próximos meses. É preciso contribuir para a cultura de nossa cidade sem perder de vista a fomentação econômica gerada a partir dos negócios fechados durante o evento”, frisou.

 

Eduardo Gomes - No próximo dia 28 de abril acontecerá a São Criativos também no Grande Rosa Elze. As inscrições estão sendo fechada, através da diretoria de trabalho da Secretaria de Assistência Social e do Trabalho.