Oficiais da PM são condenados por blog crítico ao governo

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 18/04/2017 às 00:34:00

A Auditoria Militar do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) decidiu ontem condenar o major Ildomário Santos Gomes e o capitão Lucas Neves Santos, ambos da Polícia Militar. Os dois foram punidos com um ano de prisão no regime aberto, dentro do processo judicial que os acusa de serem responsáveis pelo “Blog do Capitão Mano”, que funcionou como principal canal de comunicação dos militares que reivindicaram direitos da categoria, entre 2008 e 2015, publicando críticas e denúncias contra o Governo do estado e os comandos da PM e do Corpo de Bombeiros.

Os oficiais negam ser os autores do blog, mas chegaram a ter seus computadores apreendidos em 29 de fevereiro de 2012. No julgamento realizado ontem, no Fórum Gumercindo Bessa, a condenação foi pedida pelo promotor Francisco Ferreira de Lima Júnior, com base em artigos do Código Militar que preveem os crimes de insubordinação e incitação à insubordinação. Os advogados Márlio Damasceno e Valério de Azevedo Fernandes fizeram a defesa técnica, com base na insuficiência de provas que acusassem os oficiais.

A condenação de Lucas e Ildomário foi aprovada com os votos da juíza Juliana Nogueira Galvão Martins, titular da Auditoria, e dos quatro integrantes do Conselho Especial de Justiça Militar: o coronel Romeu Muniz Barreto Neto e os tenentes-coronéis Anderson Matos dos Santos, Fernando Góes Santos e Reinaldo José Chaves Silva. Ao final da sessão, os advogados dos oficiais apelaram da sentença e ganharam prazo para apresentar o recurso, que será apreciado pela Câmara Criminal do TJSE.