Saúde Pública

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 27/04/2017 às 00:26:00

Lagarto, região de sul de Sergipe. Na terra do fumo, onde um polo industrial ativo gera milhares de empregos, a educação pública – e, por consequência, a saúde pública –, recebe um reforço de verbas para equipar o Campus da Universidade Federal de Sergipe (UFS) naquele município, onde são ofertados oito cursos de graduação na área de saúde.

Professores e estudantes do Centro Odontológico da UFS/Lagarto contam agora com novos equipamentos e 40 modernos gabinetes odontológicos, obtidos através de verbas trazidas pelo líder do governo no Congresso Nacional, André Moura. Foram investidos nessa primeira etapa R$ 2 milhões, conquistados através da atuação do parlamentar junto ao Ministério da Educação. No último sábado, 22, o líder foi conferir de perto as instalações dos primeiros 40 gabinetes odontológicos, em fase de implantação.

Com investimento de mais de quatro milhões de reais, o Centro Odontológico poderá atender uma média de 400 pessoas por dia. Em resumo: mais qualidade para o ensino e saúde de ponta para a população.

-

 

“Ver para Aprender”

A Prefeitura de Neópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está iniciando o programa “Ver para Aprender”, voltado à saúde das crianças e adolescentes estudantes das escolas da rede municipal. Do dia 24 até esta sexta-feira, 28 de abril, uma equipe da SMS, formada por seis profissionais, está realizando uma triagem nas três escolas localizadas na sede. O objetivo é detectar, entre os alunos, possíveis problemas de visão que ocasionam dificuldades no aprendizado. Os estudantes diagnosticados com algum tipo de problema são encaminhados para uma consulta com o oftalmologista no próximo dia 5 de maio, também como parte do programa. “Muitos estudantes têm dificuldades de aprender no dia-a-dia, mas sequer cogitam a possibilidade de ser um problema visual. Essa triagem visa justamente identificar esses problemas para, assim, buscar corrigi-los”, frisa a secretária de Saúde, Gladjane Ribeiro.

-

 

 

 

Engajamento

Com a casa cheia, nesta terça-feira, 25, os vereadores de Pacatuba aprovaram indicações, requerimentos e uma moção, importantes para o desenvolvimento da cidade e que beneficiam principalmente as comunidades rurais. O vereador Domingos Lisboa (PSD),

líder do prefeito na Câmara, indicou à equipe da gestão municipal que sejam feitas melhorias nos campos de futebol, em estradas vicinais, iluminação pública, e que seja realizada uma Audiência Pública para tratar dos impactos ambientais causados pela construção da rodovia que ligará os municípios de Pacatuba e Pirambu.

-

 

Engajamento II

Para o presidente da Câmara de Pacatuba, vereador Aldo Santos (PSD), este início de legislatura está sendo marcado pelo grande interesse dos parlamentares. “Desde o início dos trabalhos legislativos, já aprovamos projetos de lei, requerimentos e um grande volume de indicações. Isso mostra que os vereadores estão atentos e têm interesse em levar ainda mais benefícios a todos os pacatubenses. Esta legislatura está sendo conduzida de forma célere e democrática”, destacou o parlamentar.                       

-

Prestação de contas

O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), através da Diretoria de Modernização e Tecnologia (DMT), reuniu representantes das empresas de Tecnologia e escritórios de Contabilidade das Prefeituras Municipais nesta última terça-feira, 25. O objetivo foi esclarecer dúvidas e apresentar soluções para as dificuldades enfrentadas pelas empresas e escritórios no preenchimento da prestação de contas mensal e anual, Relatório da Lei de Responsabilidade Fiscal e Relatório de Controle Interno dos novos sistemas do TCE. O encontro aconteceu na sala de reuniões da presidência do Tribunal e foi motivado, sobretudo, pelas poucas homologações recebidas pelo TCE tendo em vista que o prazo para as entregas será até o dia 2 de maio, segunda-feira.