Mão de Obra

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 19/05/2017 às 00:55:00

O deputado estadual Georgeo Passos (PTC), ocupou na manhã da última quarta-feira,18 ,  a tribuna da sessão plenária para alertar os parlamentares sobreo não uso da mão de obra sergipana em obras de grande porte que estão sendo executadas em nosso estado.  O parlamentar tentou chamar atenção para as empresas que estão contratando trabalhadores de outros estados para ocuparem as vagas existentes.

Georgeo, declarou ainda que as informações ali colocadas em discussão, chegaram até ele por meio de integrantes do movimentoS.O.S Emprego de que a Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen), que vai realizar uma parada de manutenção de obras no mês de julho e cerca de 1000 pessoas serão contratadas e nenhuma delas é sergipana.

O deputado destacou ainda que atualmente, Sergipe enfrenta um grave problema e falta de emprego, e que esse problema pode ter sido agravado por iniciativas como essas, de não contratação de mão de obra local.

Além disso, Georgeo ainda alertou sobre a possível igualdade de situação se referindo às obras da termelétrica que está sendo construída na Barra dos Coqueiros.Para o deputado, está faltando um entendimento entre o Governo do Estado e a empresa responsável pela construção da termelétrica para alinhar essa questão. Segundo ele, os benefícios fiscais que foram concedidos deveriam compensar na questão da contratação dos profissionais sergipanos.

-

Valadares Filho

 O deputado Valadares Filho (PSB-SE) relatou, na Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CPD), realizada na última quarta-feira, 17, o Projeto de Lei nº 5.148, de 2016, que propõe uma modificação no Código de Trânsito Brasileiro, que visa facilitar a renovação da Carteira de Nacional de Habilitação (CNH) de pessoas que possuem necessidades especiais. O deputado que defende a apoia veementemente a PL, teve uma grande surpresa ao saber que a proposta tinha sido aprovada por unanimidade, e destacou o avanço justificando que a conquista vai permitir que o médico perito examinador dispense o condutor com deficiência da avaliação por junta médica, quando for necessária a renovação da CNH.

-

Plano diretor de municípios

Foi apresentado durante a XX Marcha em Defesa dos Municípios em Brasília, o plano diretor aos prefeitos. Durante a palestra ministrada pela técnica de Habitação, Karla França, froma discutidos temas e propostas que envolviam  duas áreas técnicas da entidade, Habitação e Trânsito e Mobilidade. Além de Karla, a técnica Luma Costa falou sobre o Plano Municipal de Mobilidade Urbana - instituído pela Lei 12.587/2012, bem como sobro importante tratato, que auxilia os habitantes dos Municípios a se deslocarem com mais praticidade, além da integração de modais e a acessibilidade, com a reforma de calçadas, por exemplo.

 

-

Mandala de Desempenho Municipal

Durante a XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, foi apresentada a “Mandala do desenvolvimento municipal”, lançada oficialmente nesta quinta-feira, que tem como principal proposta, orientar os gestores sobre como implementar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) a nível local.A lançamento da mandala, partiu do entendimento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que diz que os Municípios brasileiros são essenciais para que os ODS sejam efetivamente concretizados.