Iran Barbosa defende gestão democrática no ensino

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 09/06/2017 às 00:11:00

Na manhã desta quinta-feira o Vereador Iran Barbosa (PT) esteve no município de Nossa Senhora do Socorro, onde participou, como palestrante, do I Encontro Municipal de Conselheiros Escolares de 2017. Na ocasião, o parlamentar e presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de Aracaju fez uma exposição do tema “Gestão Democrática: uma mudança necessária”, ajudando professores e conselheiros no processo de implantação da gestão democrática naquela rede municipal de ensino.

Iran fez sua exposição centrada na legislação e estudos sobre gestão democrática no ensino, dividindo sua experiência ao longo de 33 anos como educador e todo o acúmulo das leituras que fez sobre o tema. Para ele, falar sobre gestão democrática com conselheiros e gestores escolares e com conselheiros municipais de educação é tratar do assunto na sua prática, já que os conselhos são parte essencial na estrutura democrática dos sistemas de educação.

“Mas falar sobre esse tema também nos desafia muito, porque é algo que não é parte da nossa vivência histórica brasileira. É preciso lembrar que o nosso país sempre viveu breves períodos democráticos, sempre entremeados por longas vivências antidemocráticas, ao longo da nossa história. Vivemos um longo período colonial, monárquico e várias ditaduras, a última durando 21 anos. E novamente estamos vivendo um período que, apesar dos falsos ares de democracia, é fruto de um novo golpe”, explicou Iran.