Alunos de Cedro participam de peixamento em lagoas da comunidade

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 13/06/2017 às 00:15:00

Alunos de Cedro participam de peixamento em lagoas da comunidade

Na manhã dessa última sexta-feira (09), estudantes da cidade de Cedro do São João participaram de uma ação de peixamento em lagoas do município. A iniciativa foi feita através da Companhia de Desenvolvimento do Vale São Francisco (Codevasf) com apoio da Prefeitura municipal. O prefeito Neudo Alves e o superintendente regional da Codevasf, César Mandarino, participaram do dia juntos com suas equipes e de alunos da rede estadual e municipal de ensino.

A primeira lagoa a receber os peixes foi a Salomé, que fica na cidade sede. De acordo com os organizadores a iniciativa tem como objetivo principal recuperar o meio ambiente e revitalizar a fauna aquática do espaço. “Estamos juntos com a Codevasf nessa iniciativa que também vem acontecendo em outros municípios, por isso pedi ao superintendente César Mandarino que reforçasse o número de peixes para o nosso município”, destacou o prefeito Neudo.

O pedido foi atendido no mesmo instantes com a colocação de 150 mil alevinos de espécies nativas e os representantes da Companhia orientaram os alunos e o restante da população sobre a importância de preservar o meio ambiente e também as lagoas da comunidade não poluindo com esgotos domésticos, jogando lixo e também respeitando o prazo de reprodução dos peixes. Em Cedro, o Plano de Saneamento Municipal já está quase pronto e nos próximos anos deverá ser aplicado na cidade.

A intenção é que a inserção de alevinos das espécies curimatã, tambaqui e tilápia devam contribuir para a revitalização das lagoas da comunidade e garantir uma fonte de alimento para as famílias do município. A ação também teve o apoio do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume (CIB).

Alunos da rede pública acompanharam a ação de peixamento e também fizeram plantação de mudas tanto na lagoa Salomé, como na lagoa do Algodão, que fica no povoado Poço dos Bois. “É muito importante que a comunidade participe dessas ações, porque, afinal de contas, todos nós fazemos parte do meio ambiente e precisamos preservar ele para termos uma qualidade de vida cada vez melhor”, entende o prefeito Neudo.