São Cristóvão inaugura posto de saúde

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto
Logo após a inauguração, o posto abriu atendimento ao público. Foto: Divulgação
Logo após a inauguração, o posto abriu atendimento ao público. Foto: Divulgação

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 27/06/2017 às 00:17:00

A Prefeitura Municipal de São Cristóvão reinaugurou na manhã desta segunda-feira (26) a Unidade de Saúde da Família Jairo Teixeira Cruz (antes chamada UBS Governador Antônio Carlos Valadares). A obra, que teve o investimento de R$ 200 mil, conta com dois consultórios clínicos, duas salas de enfermagem, um consultório odontológico, um consultório psicológico, duas salas de curativo, dois laboratórios, farmácia, sala de assistência social, administração, arquivo, almoxarifado, sala de esterilização e outra de expurgo. O local atende em média 250 pessoas por dia.

A reforma do prédio foi consequência de uma enchente que comprometeu o funcionamento da unidade. Porém, segundo o prefeito Marcos Santana, era necessário se criar um ambiente onde a população fosse bem acolhida. “As fortes chuvas causaram enchente do espaço físico, mas o prédio não respeitava os fundamentos do acolhimento à população e dos servidores que aqui são ofertados. Tão importante quanto a estrutura física é o atendimento humanizado. É necessário que os servidores atendam com carinho, respeito, atenção e sorriso no rosto as pessoas que procuram a unidade com alguma debilidade ou fragilidade de saúde”, afirmou o prefeito, garantindo que essa será “a primeira de muitas obras que serão entregues ao município, principalmente, nas áreas periféricas”, enfatizou o prefeito, que esteve acompanhado do vice-prefeito, Adilson Júnior, durante o evento.

Após cerca de 90 dias de obra, a unidade vai voltar a atender a um público médio de 250 pessoas por dia. Pediatras, clínicos gerais, ortopedistas, ginecologistas, psicólogos e assistentes sociais trabalharam para suprir o atendimento à população. “Hoje entregamos esta obra graças ao empenho do prefeito. Anteriormente, este espaço não era digno à população atendida nem aos que trabalhavam aqui trabalham”, afirmou a secretária municipal de saúde, Joélia Silva Santos.

Segundo informou a secretária já existe um planejamento de ampliar os serviços ofertados na unidade. “Nos próximos 30 dias deveremos disponibilizar exame de eletrocardiograma. Também planejamos contar com raio-x odontológico e exames rápidos de gravidez, para agilizarmos o pré-natal das gestantes. Traremos, também,  o programa Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) com educador físico, nutricionista, fisioterapeuta, entre outras prioridades”, anunciou a secretária.