São Cristóvão inicia audiências públicas para elaboração do Plano Plurianual

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 29/07/2017 às 00:06:00

A Prefeitura Municipal, em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), realizou na noite de quinta-feira (27) a primeira das quatro audiências públicas do “Participa São Cristóvão – elaboração do Plano Plurianual (PPA)”.  O encontro com a comunidade sancristovense ocorreu na sede do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), no Centro Histórico, consolidando uma ferramenta democrática e participativa na construção das políticas públicas para o município. O evento contou com a presença do prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, do vice-prefeito Adilson Junior, da pró-reitora de Extensão da UFS, Alaíde Hermínia, de vereadores, secretários municipais, representatividades da sociedade civil, servidores públicos e população em geral.

Iniciando os trabalhos da noite, o prefeito Marcos Santana destacou ser de fundamental importância ouvir o povo sancristovense nas suas demandas para conduzir o processo administrativo em consonância com as expectativas da comunidade, tendo como norte o planejamento para cada área apresentado no programa de governo da gestão. “Estamos construindo as políticas públicas do nosso município para os próximos quatro anos. São definições que dizem respeito a todos nós, que influem diretamente na nossa vida e na nossa cidade, daí a importância desta construção coletiva, da qual não abrimos mão. Garanto que tudo aqui discutido será aproveitado. O povo de São Cristóvão tem direito, voz e vez, e cabe a nós, gestores e vereadores, acolhermos, recolhermos as exigências do nosso povo e transformá-las em ações efetivas que mudem a cara da nossa cidade e construam um tempo novo em São Cristóvão", frisou Marcos Santana.

Ele ressaltou ainda que iniciativas com estas concretizam as linhas programáticas da gestão, que tem dois pilares balizadores e prioritários: a participação popular e a transparência. “As audiências públicas são uma forma de participação e controle popular da administração pública. Todo cidadão sancristovense deve exercer esse direito”, defendeu o prefeito.

O Plano Plurianual é um instrumento de planejamento previsto na Constituição de 1988, que estabelece as prioridades da administração pública para quatro anos, iniciando sempre no segundo ano do governo e terminando no primeiro ano do governo seguinte. Permite estabelecer prioridades e definir como melhor aplicar os recursos públicos. O PPA de São Cristóvão, de 2018 a 2021, será construído priorizando as discussões ocorridas em quatro audiências públicas, que ocorrerão na sede e no Grande Rosa Elze, e as propostas contidas no plano de governo da gestão.

Nesta primeira audiência pública da sede, os debates contemplaram as seguintes áreas: saúde, educação, Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e Assistência Social. Os outros segmentos que serão discutidos nos próximos encontros são: Cultura, Infraestrutura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (todos os temas estarão em pauta tanto nas audiências da sede quanto no Grande Rosa Elze). Durante os encontros também vem sendo realizada uma pesquisa qualitativa com os participantes do PPA, através de parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS).