Maternidade de Socorro disponibiliza 18 leitos

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 01/09/2012 às 11:59:00

A partir de hoje, a Secretaria de Estado da Saúde disponibiliza mais um serviço para a população: a maternidade do Hospital José Franco Sobrinho, em Nossa Senhora do Socorro. O novo serviço disponibiliza 18 leitos, uma sala de parto e um centro cirúrgico. "Esse novo serviço vai viabilizar, inicialmente, cerca de 300 partos por mês e faz parte do pacote de medidas para garantir e melhorar o atendimento às gestantes ", explica o secretário estadual da Saúde, Silvio Santos.

Rede - O novo serviço integra a rede de atendimento à gestante do Estado que disponibiliza, com a abertura do serviço em Socorro, 173 leitos para partos. Esses leitos estão distribuídos nas maternidades de Nossa Senhora da Glória, Propriá, Capela, Nossa Senhora do Socorro e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, em Aracaju, com um total de 4.678 partos realizados este ano.

"Sobre leitos de alto risco, quando assumimos, encontramos uma situação dramática na UTI Neonatal da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, com superlotação, denúncias da imprensa e ações no Ministério Público. Desde que assumimos, trabalhamos para regularizar esse cenário. E tomamos medidas decisivas, a exemplo da contratação de 20 novos leitos neonatais na maternidade do Santa Isabel e a retomada e conclusão dessa obra no Hospital de Socorro, que começa a funcionar amanhã (hoje)", explica Sílvio Santos.

"Os equipamentos já foram testados, os recursos humanos já estão contratados e as escalas formadas. Essa abertura contribui imensamente para a redução da sobrecarga nas maternidades da rede e possibilita a melhora do tempo resposta no atendimento às gestantes no Estado", explica João dos Santos Lima Junior, diretor geral da Fundação Hospitalar de Saúde.

Depois da abertura da maternidade, a meta é trabalhar para colocar em atividade outras três salas do centro cirúrgico do hospital, que já estão prontas e em fase de contratação, treinamento e montagem de escalas.