Seplag finaliza cronograma de audiências públicas do Orçamento 2018

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 05/08/2017 às 00:35:00

Terminou nesta sexta-feira (04), na cidade de Nossa Senhora da Glória, no alto sertão, o ciclo de audiências públicas realizada pelo Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag). Foram realizadas oito audiências públicas nos territórios sergipanos para discutir com representantes do governo, sindicatos e a sociedade civil, alguns pontos da elaboração do Orçamento 2018.

De acordo com o secretário da Seplag, Rosman Pereira está foi a primeira vez que o Governo de Estado realizou as discussões do Orçamento nos territórios sergipanos. “Antes só realizávamos uma única audiência estadual. Desta vez, entendemos que precisávamos ir até os territórios para ouvir as demandas da sociedade”, disse Rosman, mostrando que o orçamento é uma ferramenta importantíssima, e que, se a sociedade se apropriar disso terá muitos ganhos.

Para o superintendente de Planejamento Econômico e Orçamento do Governo do Estado, Guilherme Rebouças, este ciclo de audiências públicas é um processo que está apenas iniciando. “Criamos um novo caminho de diálogo para que nos próximos anos tenhamos uma participação mais efetiva e um nível de debates e demandas ainda maior junto à sociedade”, frisou.

Guilherme revela ainda que a sociedade pode continuar participando da elaboração do Orçamento 2018 até a próxima quinta-feira, 10 de agosto, através do site seplag.se.gov.br .

“Todas as propostas recebidas serão encaminhadas aos órgãos responsáveis para avaliação de viabilidades financeiras e técnicas de implementação”, explicou Rebouças, destacando que o cadastro é apenas a primeira etapa que define quais ações serão realizadas. “Depois de definidas as ações há toda uma consolidação. A partir daí o processo sai da Seplag e é encaminhado para a Secretaria de Governo para ser adequado no ponto de vista legislativo para que seja protocolado”, disse.

O superintendente explica ainda que dia 30 de setembro é o prazo final para que o Orçamento 2018 seja encaminhado para Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), para análise e aprovação dos deputados. E que a expectativa de receita para o orçamento 2018 gira em torno de R$ 9 bilhões, correspondente a um aumento de 3% em relação ao orçamento de 2017.