TCE inclui novos dados no portal da transparência

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 01/09/2012 às 12:04:00

Dando continuidade às inovações voltadas a incrementar seu Portal da Transparência, o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) passou a disponibilizar novos dados inerentes à execução orçamentária e financeira de todos os órgãos públicos sergipanos - incluindo a própria Corte. Por meio da ferramenta Sistema de Transparência e Controle Social (STCS), disponível no www.tce.se.gov.br, qualquer cidadão agora pode ter acesso aos itens Orçamento, Contratos, Convênios, Dispensas/Inexigibilidades e Obras/Engenharia.

As informações, utilizadas pelos técnicos e analistas de controle externo do TCE ao efetuarem as inspeções constam no Sistema de Auditoria Pública (Sisap) e são atualizadas mensalmente. Na primeira etapa de implementação do Sistema, já haviam sido disponibilizados os empenhos, receitas, despesas e licitações dos órgãos jurisdicionados.

"É de grande importância essa iniciativa do Tribunal, que consiste basicamente em colocar o seu sistema de coletas à disposição da sociedade, ampliando a transparência em suas ações e facilitando o controle social", destacou o presidente Carlos Alberto Sobral de Souza, ao elogiar o trabalho da Diretoria Técnica e da Coordenadoria de Informática do TCE.

Ainda conforme o presidente do TCE, o Sistema de Transparência da Corte de Contas deverá estar plenamente implementado até o próximo mês de novembro, quando também serão ativadas as opções MDE, Fundeb, Saúde, LRF e Pessoal.

Novidades - Além de ampliar as opções, a nova etapa da implementação do Sistema de Transparência do TCE ainda aperfeiçoou o método de busca. "Uma das novidades é o ordenamento das unidades pelas siglas, de forma que facilita a procura", coloca o analista de controle externo Sérgio Augusto, citando ainda a inserção de dados de cada unidade gestora que são exibidos assim que a mesma é selecionada, a exemplo do CNPJ e do último informe emitido.