Movimentação de pré-candidatos majoritários

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 12/08/2017 às 00:05:00

Nessa sexta-feira pretensos candidatos ao Governo do Estado em 2018, tanto pela situação quanto pela oposição, tiveram atuações políticas no interior do Estado.

Pelo lado do governo, o vice-governador Belivaldo Chagas (PMDB) e o presidente estadual do PT, ex-deputado federal Rogério Carvalho, acompanharam o governador Jackson Barreto (PMDB) na visita a Canindé do São Francisco, para entrega de sistemas de dessanilização de água.

Belivaldo, que é quase consenso na base governista para disputar o governo, transitou bem ao lado dos prefeitos Enaldo da Farmácia (Canindé) e Chico do Correio (Nossa Senhora da Glória), assim como de vereadores do município de Canindé. Já Rogério, que tem seu nome cogitado para o governo, mas deve disputar o Senado, também circulou bem.

Estavam ainda na comitiva governista o deputado federal João Daniel (PT) e os deputados estaduais Jairo de Glória (PRB), Jeferson Andrade (PSD) e Capitão Samuel (sem partido).

Pela oposição, os senadores Antônio Carlos Valadares (PSB) e Eduardo Amorim (PSDB) foram ao município de Lagarto participar da Prefeitura Itinerante, no povoado Colônia 13, onde ocorreram ações nas áreas de saúde, educação, ação social, esporte e lazer, entre outras.

Eles estavam na companhia do prefeito Valmir Monteiro (PSC-Lagarto), do deputado federal Valadares Filho (PSB), do deputado estadual Gustinho Ribeiro (PRP), dos vereadores Dr. Gonzaga (PMDB-Aracaju) e Misael Dantas (Estância), e do ex-deputado estadual Zeca da Silva (PSC).

O outro nome da oposição para disputar o governo, André Moura (PSC), líder do governo no Congresso Nacional, participou de ações no interior do estado organizada por ele mesmo.  É muito provável que o parlamentar faça a opção da disputa pela reeleição de deputado federal.

André levou o presidente nacional do Incra, Leonardo Góes, para os municípios de Japaratuba, Itaporanga D´Ajuda e Estância para entrega de títulos de propriedade de terra a assentados e anúncio de investimentos.

Em Japaratuba, ele estava na companhia da prefeita Lara Moura (PSC) e do ex-deputado federal José Carlos Machado (PSDB); em Estância, estava com o prefeito Gilson Andrade (PTC) e em Itaporanga D´Ajuda, com o prefeito Otávio Sobral (PSDB), além de lideranças locais.

Desses nomes sairá o candidato à sucessão de Jackson Barreto da situação e da oposição. 

 

 

............................................................................................................................................

 

Lula em Sergipe 1

 

O vice-presidente nacional do PT, ex-deputado federal Márcio Macedo, já está em Aracaju tratando dos últimos ajustes para a vinda do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Sergipe no próximo dia 20 de agosto, quando a caravana chegará à Estância, ás 16h, oriundo da Bahia. Reafirma que Lula visitará ainda os municípios de Aracaju, Itabaiana, Lagarto e Nossa Senhora da Glória, sendo Sergipe o único estado do Nordeste que passará três dias em consideração a ele (Márcio), que é o coordenador da sua visita pela região.

 

Lula em Sergipe 2

 Revela Márcio que Lula pernoitará no domingo e na segunda-feira em Aracaju, dias 20 e 21, e concederá entrevista a apenas uma emissora de rádio e provavelmente um canal de TV. Diz que não haverá entrevista coletiva à imprensa e que essa será a praxe nos estados do nordeste que a caravana vai passar. “Ainda não está definido os veículos de comunicação que o ex-presidente dará a entrevista”, revela à coluna.

 

Lula em Alagoas 1

 Ressalta que o governador Jackson Barreto (PMDB) confirmou presença nos atos organizados para receber Lula. E que em Alagoas, o ex-presidente será recepcionado pelo governador Renan Filho (PMDB) e provavelmente o senador Renan Calheiros (PMDB).

Lula em Alagoas 2

 “Quando Lula e comitiva chegarem em Penedo, na tarde do dia 22, já serão recebidos pelo governador Renan Filho, revela o vice-presidente nacional do PT, que é o coordenador nacional da visita  do ex-presidente pelos estados do Nordeste, que começa no dia 17 na Bahia e encerra dia 4 de setembro, no Maranhão.    

 

Histórico

 Para Márcio Macedo,  a visita de Lula ao Nordeste é um momento histórico. Lembra que na década de 70 ele percorreu o Brasil para organizar os movimentos sindicais, na década de 80 para fundar o PT e na década de 90 para fazer um diagnóstico do país. “Agora volta para conversar com o povo, ouvir as pessoas, discutir as políticas públicas, se o desmonte do país está atingindo o cidadão. Estamos vivendo em um regime de exceção, com o governo acabando com a aposentadoria, a CLT. Lula, com certeza, vai levar agora esperança para o povo e mostrar um projeto de futuro”, afirma.

 

Festa em Estância 1

 Em Estância, primeiro que Lula visitará em Sergipe,  ele será recepcionado com uma grande festa popular no Largo dos Correios, no centro da cidade. Segundo um dos coordenadores da passagem do ex-presidente no município, o presidente municipal do PT, Dominguinhos, está confirmada a apresentação de três batucadas, shows com artistas locais, apresentação do barco de fogo e entrega de título de cidadão de Estância, aprovado pela Câmara Municipal, por iniciativa do vereador Artur.

 

Festa em Estância 2

 Revela Dominguinhos que para a recepção a Lula estão sendo mobilizados todos os segmentos da sociedade da região sul do estado. “Estamos preparando uma recepção calorosa e um ato amplo para receber nosso ex-presidente, que esteve em Estância há 23 anos, no segundo turno da eleição de Jackson Barreto e Albano Franco, em 1º de novembro de 1994”, afirma, enfatizando que hoje haverá mais uma reunião da coordenação da região sul para tratar dessa pauta.

 

Em Sergipe

Na próxima sexta-feira estará no Estado o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Silvio Pinheiro, para anúncio de investimentos em ônibus escolar, construção de quadras cobertas nas escolas e creches. Vem a convite do líder do governo no Congresso Nacional, deputado André Moura (PSC).

 

Encontro comunista

Neste sábado a dirigente nacional do PCdoB, Nádia Campeão, participa em Aracaju da Reunião do Comitê Estadual do PCdoB de Sergipe, a ser realizada no Sindicato dos Bancários, das 9h às 17h. Apresentará as teses do 14º Congresso Nacional do partido e debaterá com os filiados sobre o atual cenário político do Brasil.

 

Sem fusão 1

A mídia nacional continua especulando uma fusão do DEM e PSB, já com 13 deputados do PSB de malas prontas para deixar a legenda.  Segundo o presidente estadual do partido, deputado federal Valadares Filho, não existe nenhuma discussão nesse sentido.

 

Sem fusão 2

“A fusão nunca foi debatida, nunca esteve na pauta. O que existe é a sondagem de membros do DEM com oito deputados que estão em divergências com o governo. Não passa pela cabeça do PSB essa discussão”, assegura.

 

Sonho do DEM

O DEM, do ex-governador João Alves e da senadora Maria do Carmo Alves, trabalha para aumentar a bancada da sigla na Câmara de 29 para 40 integrantes. Os mais otimistas falam em chegar a 50. Se uma eventual fusão se concretizar, dizem que podem ultrapassar o PMDB, que hoje conta com 62 deputados.

 

Ponto de vista

Do deputado Valadares Filho sobre a reforma previdenciária, que o presidente Temer não desiste de querer implementar no país: “Esta existindo uma inquietude da base aliada com a falta de compromisso do governo com as promessas feitas para salvá-lo da denúncia. O Centrão já tá mandando recado  que não vai votar a reforma da Previdência enquanto as promessas não forem devidamente cumpridas”.

 

Reforma política

Governistas trabalham para aprovar a reforma política na Câmara Federal na próxima semana.  A proposta agora se resume a cinco pontos para facilitar a tramitação: financiamento público, cláusula de barreira, fim das coligações proporcionais a partir de 2020, mudanças nas normas de propaganda eleitoral e adoção do distritão.

 

Veja essa...

Do senador Valadares (PSB), ontem, ao ser entrevistado em uma emissora de rádio de Estância e ser questionado sobre a declaração do prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) de que conversaria com todo mundo, menos com ele: “Edvaldo é como mandacaru, não dá sombra nem encosto. Como não quero ser ferido pelos espinhos, quero distância”.

 

 

CURTAS

 

Neste sábado o governador Jackson Barreto vai a Siriri para entrega de um ônibus escolar. De lá segue para Santa Rosa de Lima, sua terra natal, para passar o final de semana.

 

Ontem, durante ato do governo em Canindé do São Francisco, Jackson disse que quando ia ao município era impossível não lembrar do ex-prefeito Orlandinho Andrade, que morreu este ano.

 

O prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) e o deputado André Moura (PSC) sentam hoje de manhã para discutir projetos para Aracaju.

 

De André a quem pergunta se disputará o governo em 2018: “Estou trabalhando para disputar a reeleição. A nossa missão é trabalhar, como líder do governo no Congresso, para ajudar Sergipe”. 

 

A dirigente nacional do PCdoB, Nádia Campeão, que foi ex-vice-prefeita de São Paulo, visitou ontem os prefeitos do seu partido: Edvaldo Nogueira e Padre Inaldo (Nossa Senhora do Socorro). Quis saber como estavam administrando os municípios nesse momento de crise.