Márcio Macêdo destaca importância do "Brasil Carinhoso"

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 06/09/2012 às 02:56:00

A importância do programa "Brasil Carinhoso", que tem como foco retirar da pobreza extrema famílias que tenham crianças com até seis anos de idade, foi tema do pronunciamento do deputado federal Márcio Macêdo (PT) na terça-feira, 4, mesmo dia em que a Medida Provisória 570, que trata do projeto, foi aprovada pela Câmara.

O programa prevê benefício para famílias que tenham renda mensal igual ou inferior a R$ 70 por pessoa. O valor do benefício será definido de acordo com a faixa de renda familiar. O pagamento será feito por meio do cartão Bolsa Família. A MP foi aprovada com parecer do deputado Pedro Uczai (PT-SC).

Foco - "O Brasil Carinhoso se sustenta, basicamente, na Medida Provisória 570 e nos convênios que o Governo Federal firmará com as Prefeituras para a construção de novas creches. O foco do programa, com orçamento previsto em torno de R$ 10 bilhões, é a ampliação das matrículas na educação infantil, visto que, atualmente, apenas 20% das crianças entre zero e três anos de idade frequentam a creche e 18% - equivalente a 1 milhão de crianças entre 4 e 5 anos - não estão matriculadas na escola", ressaltou Márcio Macêdo.

Ele acrescentou: "Há tempos que um dos pontos mais frágeis da política escolar brasileira é a educação infantil, que é a fase mais importante para o sucesso escolar e para a sociabilidade dos futuros jovens. Por esta razão, é preciso apoiar essa política de chamamento às matrículas na creche e pré-escola, cobrando dos gestores públicos sua efetiva implantação".