Unidades de Laranjeiras desenvolvem atividades na Primavera dos Museus

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 15/09/2017 às 07:59:00

Com olhos e ouvidos atentos, uma turma de estudantes participou na manhã desta quinta-feira, 14, de atividades promovidas pelos museus Afro Brasileiro e de Arte Sacra, ambos localizados em Laranjeiras. A ação faz parte da programação da  11ª Primavera dos Museus, que mobiliza e incentiva o fomento de entidades museais de todo o país. Nesta edição, a Primavera traz como tema, “Museus e suas Memórias”, organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).

 

O Museu Afro Brasileiro de Sergipe montou a exposição “A Lenda dos Ybeji e o Caruru” que aborda uma festa de origem africana, em homenagem aos Erês (os orixás crianças) associados aos gêmeos Cosme e Damião, santos da Igreja Católica pelo sincretismo. Associando ao tema do Ibram, tanto no Museu Afro Brasileiro, quanto no de Arte Sacra, buscou-se desenvolver ações voltadas a questões próximas à comunidade.

 

A programação das unidades museais geridas pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), seguem no dia 20, às 9horas, na Casa de Cultura Joao Ribeiro, também em Laranjeiras, com o lançamento da mostra “Memorias de João Ribeiro”. Já o Museu Histórico de Sergipe, em São Cristóvão, realiza uma atividade no dia 22 de setembro, às 14h, com uma Mesa Redonda sobre o “Crime da Mata”, ministrado pelo historiador, Thiago Fragata, e pelo jornalista e perito criminal, Luis Eduardo Dorea.

 

Criada pelo Instituto Brasileiro de Museus, a Primavera dos Museus é uma das iniciativas mais importantes para a divulgação, fomento e para repensar as atividades dos museus no brasil.

 

As atividades em Sergipe foram lançadas quarta-feira, 13, no Museu Palácio Olímpio Campos pelo Sistema Estadual de Museus de Sergipe (SIEM-SE). A programação é composta por uma série de atividades que serão desenvolvidas individualmente nas unidades museais de todo o país.