Delegacias Plantonistas funcionam por 20 horas nos dias úteis

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 29/09/2017 às 06:15:00

Uma portaria baixada pela Delegacia Geral de Polícia Civil redefiniu os horários de funcionamento das Delegacias Plantonistas Norte e Sul, localizadas respectivamente nos bairros Santos Dumont e Farolândia. Desde o dia 22, o horário de atendimento à população nas duas unidades foi estendido em mais seis horas nos dias úteis, passando a funcionar das 12h às 8h do dia seguinte. Nos finais de semana e feriados, as atribuições se mantêm funcionando durante as 24h do dia.

Segundo a delegada-geral Katarina Feitoza, o que aconteceu foi a ampliação do horário de funcionamento das delegacias para melhorar o atendimento à população, bem como otimizar o trabalho de investigação feito pelas delegacias do interior para dar celeridade à conclusão dos inquéritos. “Na realidade, o horário foi ampliado para as delegacias plantonistas Norte e Sul, que passarão a receber os flagrantes das delegacias de área. Essa adequação vai melhorar o atendimento que era pulverizado e ocasionava o atraso do efetivo de policiais nas ruas, já que o atendimento das regionais demorava pelo alto fluxo de demandas que as delegacias recebem diariamente”, explicou.

A readequação tem como objetivo facilitar o acesso aos cidadãos e às guarnições da Polícia Militar e demais forças de segurança aos procedimentos policiais de natureza flagrancial. Além desses, são atribuições das unidades registro de Boletim de Ocorrência (BO), registro de Termo Circunstanciado de Ocorrência coercitivo (TOC), registro de Boletim de Ocorrência Circunstanciado (BOC) e Auto de Apreensão em Flagrante de Ato Infracional, e lavratura de Auto de Prisão em Flagrante Delito (APFD).

Neste reajuste, somente os procedimentos policiais de atribuição específica dos Departamentos, bem como os de origem das delegacias de Itaporanga D'Ajuda, Riachuelo, Laranjeiras, Maruim e Santo Amaro das Brotas, não serão realizados nas Plantonistas, no horário de expediente dos dias úteis, entre 12h às 18h.

O comandante de Policiamento Militar da Capital, tenente-coronel Vivaldy Cabral, considerou que haverá uma melhor atuação dos policiais nas ruas, já que a distribuição de guarnições será melhor empregada. “Essa mudança vai gerar uma agilidade maior no trabalho da Polícia Militar com relação ao direcionamento das ocorrências que gerarem o flagrante delito. O que ocorria antes era que todas as delegacias a partir das 18h eram abertas exclusivamente para os flagrantes, e isso acumulava o atendimento à população e o registro dos flagrantes”, ressaltou o tenente-coronel.