Arauá passa a contar com o Ponto do Empreendedor

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto
Prédio foi reinaugurado nesta quarta-feira e oferecerá orientações e capacitações aos empresários. Foto: Divulgação
Prédio foi reinaugurado nesta quarta-feira e oferecerá orientações e capacitações aos empresários. Foto: Divulgação

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 29/09/2017 às 06:18:00

Oferecer orientações, incentivar a formalização de novos negócios e facilitar a criação de um ambiente propício para a atuação dos pequenos empresários. É com esse propósito que o Sebrae, em parceria com diversas prefeituras, tem implantado no interior sergipano os Pontos do Empreendedor.

Nesta quarta-feira foi a vez dos moradores de Arauá serem beneficiados com a iniciativa. Foi reinaugurado na Praça Coronel João Neto, localizada no centro da cidade, o Ponto do Empreendedor Raimundo Araújo Santos.

No prédio, que leva o nome de um importante comerciante da cidade, o público poderá ter acesso a cursos, palestras e oficinas, receber orientações sobre abertura e encerramento de empresas, alteração do contrato social, nota fiscal eletrônica e formalização de microempreendedores individuais.

 “Com a instalação dessas unidades desejamos fortalecer os pequenos empreendimentos já existentes nessas regiões e fomentar o surgimento de novos negócios. Os empresários do interior muitas vezes encontram obstáculos para deixar os seus afazeres e buscar informações em nossa sede ou nos escritórios regionais, mas a partir de agora poderão encontrar auxílio em um local mais próximo”, destaca o gerente da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae, Pedro Gomes Fiscina.

 

Atendimento - Todo o atendimento ao público é feito pelos Agentes de Desenvolvimento, profissionais capacitados pelo Sebrae e posteriormente nomeados pelos gestores municipais que buscam provocar o processo de implementação dos programas e projetos estabelecidos pela Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas.

Eles atuam também no planejamento, execução e articulação de políticas públicas para garantir o desenvolvimento das regiões em que residem, sempre em parceria com a sociedade civil e as prefeituras.

Uma das funções desses profissionais é estimular a participação dos pequenos empreendimentos dos municípios nas compras realizadas pelas Prefeituras. Dessa forma, busca-se criar um círculo virtuoso, permitindo que a renda fique na própria região, fortalecendo o comércio local e estimulando a geração de novos empregos.

De acordo com o representante da Prefeitura de Arauá, Pedro Oliveira Neto, a abertura do Ponto será fundamental para viabilizar esse processo, já que agora tanto os servidores quanto os empresários poderão receber orientações sobre os processos de compras governamentais.

 “A ideia é facilitar o acesso às informações e tornar os nossos empreendedores mais preparados para atender ás exigências dos editais. Acreditamos que esse é o primeiro passo para transformar o município em um importante centro de desenvolvimento do centro sul sergipano”, explica.