Controladoria-Geral do Estado e Seed lançam concurso literário para estudantes

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 03/10/2017 às 06:22:00

Destinado a estudantes dos níveis de ensino fundamental e médio, das redes públicas e privada de Sergipe, o concurso premiará textos escritos nas categorias conto, crônica, cordel e poesia. Os melhores trabalhos comporão o primeiro livro de antologia literária da CGE/SE

Divulgar, incentivar e promover as artes literárias. Estes são alguns dos objetivos do I Concurso Literário da Controladoria-Geral do Estado de Sergipe (CGE) e da primeira Antologia Literária da CGE de Conto, Crônica, Cordel e Poesia. A competição literária, destinada a estudantes do ensino fundamental e do ensino médio, de escolas públicas e privadas de Sergipe, conta com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seed).

O edital do I Concurso Literário da CGE está previsto para ser divulgado no próximo dia 15 de outubro. Segundo Eduardo Almeida, auditor de Controle Interno da Controladoria-Geral do Estado e membro da comissão organizadora do certame, as inscrições serão gratuitas e só poderão ser realizadas pelas escolas, no sítio eletrônico da CGE (http://www.cge.se.gov.br/).

De acordo com o edital, na primeira etapa do concurso, a seleção dos textos será feita pelas unidades escolares, responsáveis nesta fase por promover a realização dos trabalhos de redação por seus alunos, em sala de aula e com a orientação de um professor, selecionando apenas um texto em cada categoria para concorrer.

Na segunda etapa, a Comissão Julgadora - composta por representantes da Controladoria-Geral do Estado, da Seed, da Academia de Letras Estudantis de Sergipe e da Academia Maçônica Sergipana de Letras -, selecionará os três melhores textos que serão premiados, em cada uma das quatro categorias.

Os professores/orientadores e as escolas vencedoras receberão menção honrosa, simbolizada por troféu e diploma de honra ao mérito emitidos pela CGE.

 

Livro - Os textos vencedores serão publicados na obra a I Antologia Literária da Controladoria-Geral do Estado de Sergipe de Conto, Crônica, Cordel e Poesia.

Além dos 24 textos vencedores em destaque, o livro contará com outros 76 trabalhos inscritos no concurso, selecionados também pela Comissão Julgadora.