Socorro está concluindo licitação do lixo

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 04/10/2017 às 00:18:00

Milton Alves Júnior

 

Até a segunda quinzena deste mês de outubro a prefeitura de Nossa Senhora do Socorro deve concluir todo o processo licitatório destinado às empresas que realizam serviços de coleta de lixo e urbanização de ambientes. Nesta etapa final seguem na disputa a Torre Empreendimentos, Cavo - do grupo ESTRE, e a Coinpe Construtora Ltda. Segundo informações apresentadas pela Secretaria Municipal de Comunicação, ate o momento a Torre segue vencendo a licitação, em lote único. O fato ocorre em virtude da Torre ter apresentado o menor preço, orçado em R$ 29.863.343,04. As demais apresentaram valores superiores a R$ 33 milhões pela prestação dos serviços.

A escolha da nova empresa para realizar os serviços segue na contramão do que deseja o Movimento Atitude Sergipe (Mova-SE). De acordo com os críticos, ao longo dos últimos meses ficou evidente que as exigências contidas no edital limitam a concorrência em favor de grandes empreendimentos que já prestaram serviços ao Estado. Além disso, a assessoria jurídica do movimento alegou ainda que existem falhas no edital por não dividir a prestação dos serviços por lotes, a exemplo do que ocorre no processo licitatório articulada pela Prefeitura de Aracaju para a prestação de serviços semelhantes.

Independente das acusações, a prefeitura informou que todas as alegações foram analisadas com rigorosidade constitucional, mas entendeu que não houveram brechas favoráveis ao grupo julgado pelo movimento como beneficiados. A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro informou que ainda não se possui uma data prévia para conclusão do processo, mas que o conteúdo será anunciado oficialmente pela administração municipal.