Saúde inicia campanha para vacinar crianças nas escolas infantis do município

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 04/10/2017 às 00:25:00

Técnicas da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) apresentaram aos coordenadores de 30 Escolas Municipais de Ensino Infantil (Emei) mais uma ação do Programa Saúde na Escola (PSE). Em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Semed), a SMS irá vacinar crianças de até cinco anos de idade. Durante o encontro, ocorrido na Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju (CCTECA), no Parque da Sementeira, os representantes das unidades educacionais ouviram palestras sobre a importância do Programa e receberam o calendário da vacinação.

Segundo Aline Guimarães, referência técnica do PSE na SMS, o programa tem como finalidade contribuir para a formação integral dos estudantes por meio do planejamento e execução de ações de prevenção, promoção e avaliação das condições de saúde dos alunos. “Um dos temas do programa é a atualização do cartão vacinal. Como estamos percebendo um déficit na vacinação das crianças, resolvemos fazer a ação nas escolas, pois precisamos que as nossas crianças sejam imunizadas”, explicou Aline que apresentou a proposta ao lado da também técnica do PSE, Kátia Silvina Gonçalves.

Para a referência técnica do Programa Municipal de Imunização, Ilziney Simões, essa é uma excelente oportunidade de não apenas atualizar o cartão de vacinação das crianças, mas também de evitar que surtos já controlados voltem a acontecer. “Como o número de crianças vacinadas vem caindo, pois muitas vezes os pais não conseguem levar os filhos até as unidades de saúde, uma estratégia encontrada pela SMS é a de aplicar as vacinas nas próprias escolas. Se não fizéssemos isso, muitas crianças ficariam vulneráveis ao reaparecimento de doenças que já estão controladas, uma vez que os vírus continuam circulando”, contextualizou Ilziney.