Secretário acompanha governador na apresentação de propostas de emendas a bancada federal

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 06/10/2017 às 06:25:00

Na noite dessa quarta-feira (04),o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), Rosman Pereira, acompanhou o governador Jackson Barreto na apresentação, para os deputados federais e senadores, de propostas de emendas de Sergipe para o Orçamento Geral da União (OGU) do exercício de 2018. A reunião foi realizada no gabinete da senadora Maria do Carmo Alves, em Brasília.

O governo apresentou como emenda de bancada, no qual tradicionalmente o Estado sugere todos os anos, recursos para a área de saúde correspondente a R$ 133 milhões. Esses recursos serão voltados para o custeio de unidades de saúde, construção do Hospital do Câncer e aquisição de equipamentos e material permanente para o Huse. A proposta é que essa emenda seja impositiva, ou seja, que tenha garantia constitucional de liberação.

Além dessa sugestão de emenda de bancada impositiva, o governo apresentou um Portfólio de Projetos para 2018, com 53 propostas para emendas individuais de deputados e senadores nas áreas de educação, segurança pública, agricultura, esporte, cultura, desenvolvimento e urbanismo.

Para o secretário Rosman Pereira, o fato do Governo do Estado ter estabelecido como emenda coletiva a área de saúde é uma demonstração de que está preocupado com o social, com as camadas mais pobres do Estado. “O governador Jackson Barreto poderia ter destinado a emenda de bancada, na ordem de R$ 133 milhões, para infraestrutura, para a realização de grandes obras, mas priorizou a saúde de média e alta complexidade na rede hospitalar”, ressalta.

Os deputados e senadores têm até o próximo dia 20 de outubro para apresentar as 15 emendas de bancada e as emendas individuais que cada parlamentar tem direito junto a Comissão Mista do Orçamento (CMO).