Queda de camarote da OdontoFantasy começa a ser investigada

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto
Foto: Disparo de Notícias
Foto: Disparo de Notícias

O camarote afundou durante o show de Ivete Sangalo. Foto: Disparo de Notícias
O camarote afundou durante o show de Ivete Sangalo. Foto: Disparo de Notícias

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 10/10/2017 às 06:23:00

Gabriel Damásio

 

A Defesa Civil, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros abriram investigações para apurar as causas e circunstâncias da queda de parte do piso do Camarote Devassa, montado na ‘OdontoFantasy 2017’, no Sítio Terêncio, bairro Mosqueiro (zona de expansão de Aracaju). O incidente aconteceu à 1h20 deste domingo, durante o show da cantora baiana Ivete Sangalo. A Defesa Civil Municipal confirmou para amanhã, às 15h, a realização de uma perícia técnica na estrutura, com a participação de engenheiros do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea).

Ao mesmo tempo, um inquérito policial foi instaurado pela Delegacia de Proteção ao Consumidor e Meio Ambiente (Deprocoma), que deve solicitar outra perícia ao Instituto de Criminalística. A Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que cerca de 40 boletins de ocorrência foram prestados nas delegacias plantonistas entre o início da tarde e noite deste domingo, relatando o incidente e denunciando supostas irregularidades da parte da organização do evento. “O inquérito policial pretende verificar se houve responsabilidade criminal dos organizadores, diante da exigência dos protocolos previstos pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil”, informa o órgão.

Segundo a Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), cerca de 60 pessoas foram atendidas após o acidente por equipes médicas do próprio evento e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas 26 feridos foram encaminhados a hospitais, sendo 22 para o Hospital São Lucas e quatro para o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). Todos sofreram escoriações, torções ou lesões musculares, mas apenas uma destas vítimas, uma funcionária pública de 30 anos, permaneceu internada até ontem, pois passou por uma cirurgia de correção no joelho.

A festa à fantasia tinha cerca de 20 mil pessoas, mas parte do público estava nos camarotes. Segundo testemunhas, muitos frequentadores se concentraram junto ao parapeito do Devassa para ver o show de perto. Em determinado momento, o piso do camarote começou a afundar e formou-se um buraco de aproximadamente três metros quadrados. As vítimas caíram de uma altura de 1,65 metro e um princípio de tumulto se formou. O socorro foi prestado imediatamente pelos outros frequentadores e pelos socorristas e bombeiros civis contratados pela organização da Odonto. Em seguida, chegaram as ambulâncias e as equipes do Samu e dos Bombeiros. Outras vítimas foram levadas aos hospitais em carros particulares.

A movimentação tensa dos ocupantes do camarote chamou a atenção de Ivete e a fez interromper sua apresentação para pedir calma ao público. “Eu queria pedir às pessoas que estão no camarote que tenham calma na hora de descer para não se machucarem, e às pessoas que estão na pista, perto do camarote, por gentileza, venham pra trás pra dar vazão a quem está descendo. Não se preocupem, eu não vou sair daqui antes d’a gente finalizar a nossa festa, mas é prudente a gente saber antes o que aconteceu”, disse a cantora. O show ficou interrompido por 20 minutos e foi retomado depois da confirmação de que não havia feridos graves. O festival terminou por volta das 6h30, já com o dia claro.