Parcerias definem o projeto “Praia para Todos”

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto
Reunião definiu a implantação em novembro do projeto “Praia para Todos”. Foto: Marcos Vieira
Reunião definiu a implantação em novembro do projeto “Praia para Todos”. Foto: Marcos Vieira

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 24/10/2017 às 06:33:00

Finalmente, o projeto “Praia para Todos” ganha corpo definitivamente. Reunião no Ministério Público Estadual (MPE) na manhã desta segunda feira, 23, foi assinado pelas entidades públicas e privadas, o Termo de Cooperação Técnica (TCO), que define a implantação do projeto, que se transforma em um grande avanço e beneficiará diretamente pessoas com deficiência física.

“Praias para Todos” que é uma vertente ampliada do projeto “Estrelas do Mar”, será lançado no próximo mês de novembro, e contará com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e da Juventude (Seel), do Governo Municipal, através da Secretaria de Juventude e Esporte (Sejesp) e parcerias com entidades públicas e privadas.

Participaram da reunião desta segunda-feira, representantes do no MPE, da SEEL, do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, da Secretaria Municipal de Assistência Social, da Sejesp, entre outros órgãos. Os secretários Antônio Hora Filho e Jorge Araújo Filho, assinaram o TCO destacando os benefícios que o projeto trará para os portadores de deficiências física e a importância dessa parceria.

- Há muito tempo que o projeto foi idealizado. Lutamos bastante para tirá-lo do papel transformando-o em realidade. Trata-se de um importante projeto, que tantos benefícios trará para os portadores de deficiências, facilitando a acessibilidade aos benefícios da praia. É uma forma de promover a inclusão social, através da prática do esporte, avaliou o secretário Antônio Hora Filho.

- Não queremos criar uma coisa nova e sim, dar uma nova roupagem, para que o projeto “Estrelas do Mar”, que já existe, possa atender a mais pessoas. Estamos nos somando para dar uma amplitude maior, para que realmente a praia seja para todos”, afirmou Jorge Araújo Filho.

A promotora Berenice Andrade de Melo, comentou a expectativa pela continuidade do projeto. “Nós não imaginamos a grandeza desse projeto uma vez que, para nós, é tão fácil chegar ao mar. Imaginem o prazer do cadeirante ao ter a oportunidade de tomar um simples banho de mar. Vamos trabalhar para que esse projeto não tenha finitude e que os próximos que vierem a ocupar nossos cargos se comprometam em dar continuidade”, acrescentou.

Estrelas do Mar - O projeto Estrelas do Mar existe há seis anos. Coordenado pelo cabo da Polícia Militar de Sergipe, Byron Silva, e com ajuda de voluntários, as atividades acontecem todos os sábados pela manhã na praia de Aruana, em Aracaju, e leva cerca de 120 pessoas com deficiência a praticarem esportes náuticos, como o bodyboard, a cada sábado. Graças às parcerias agora firmadas, a expectativa é de ampliação para o dobro de pessoas beneficiadas.

- É de suma importância esse reconhecimento do Município com o projeto Estrelas do mar. Apesar de todos os entraves da administração pública, como a situação financeira, houve uma somação de esforços entre o poder público e entidades privadas que se uniram para garantir a mais pessoas, o direito de acessibilidade nas praias. O projeto vai ganhar mais forças graças ao apoio da Prefeitura de Aracaju e do Governo do Estado”, destacou o Cabo Byron.