Estudantes entram na semana do Enem

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto
Alunos durante revisão da Rede Pública estadual. Foto: Maria Odília/SEED
Alunos durante revisão da Rede Pública estadual. Foto: Maria Odília/SEED

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 29/10/2017 às 00:23:00

Milton Alves Júnior

 

Semana decisiva para mais de 100 mil sergipanos aptos a participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2017) que será realizado nos próximos dois domingos, 05 e 12 de novembro. Esta é a primeira vez em que o maior concurso universitário da América do Sul será realizado em finais de semana diferentes. De acordo com o Governo Federal, o Ministério da Educação promoveu uma pesquisa entre os jovens e ficou constatado a preferência por dois domingos, e não apenas é um final de semana como ocorre há mais de cinco anos. Para muitos, a alteração permite maior tempo para estudo.

Com os respectivos locais de prova já definidos e cientes dos documentos e objetos necessários para ter acesso às provas do exame, milhares de candidatos em Sergipe participam desde a semana passada de revisões gerais que tendem a retirar as possíveis dúvidas que ficaram pendentes. Até o próximo domingo instituições de ensino da rede particular seguem intensificando as atividades metodológicas a fim de conquistar o êxito desejado para esta edição. No mesmo ritmo, o Governo do Estado de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Educação também se prepara para aulões que serão realizados nas próximas duas quintas-feiras no Ginásio Constâncio Vieira, em Aracaju.

Para contribuir ainda mais com o aperfeiçoamento preparatório dos jovens, aulas do Programa Pré-Universitário (Preuni) seguem sendo realizadas conforme ocorre desde o final do ano passado em 44 polos estudantis, espalhados em Aracaju e mais 28 municípios sergipanos. Paralelo ao apoio instrucional destinado aos jovens candidatos, a perspectiva da SEED é que a edição deste ano possa superar o número de aprovados na edição anterior quando 1.464 conseguiram êxito no exame. Segundo estatísticas do próprio poder executivo estadual, 816 conseguiram ingressar no ensino superior por meio do Sisu, 104 pelo ProUni, e 17 no Instituto Federal de Sergipe (IFS).

Outros 418 adolescentes conquistaram acesso em faculdades e universidades particulares, 41 no Campus da UFS/Sertão e mais 68 na UFS na modalidade de Ensino a Distância.

 

Revisão - Professor de química nas duas esferas administrativas pública e particular, Rivaldo Gonçalves chama a atenção dos familiares de cada candidato para este período considerado por ele como: crucial. Certo de que todos os estudantes que se empenharam aos estudos ao longo dos últimos meses possuem chances reais de conquistar uma vaga na universidade federal, o docente destaca a necessidade de proporcionar tranquilidade aos jovens.

 

"Todo o conteúdo já foi passado por diversas vezes e inúmeras formas de tentar fazer com que o candidato capte a informação, o que nos resta agora, inclusive nós professores, é fazer com que essas revisões finais sejam leves, com o máximo de descontração possível. Forçar o psicológico dos adolescentes pode ser prejudicial. Aquela pressão em casa de que o candidato tem que passar nas provas não deve existir; isso pode incorporar o sentido oposto do desejo. Leveza e momentos de harmonia é o melhor remédio", disse. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o MEC alteraram as ordens de aplicação das áreas de conhecimento.

No próximo domingo, serão aplicadas as provas de Linguagens, Ciências Humanas e redação do Enem 2017. No dia 12 serão aplicadas as questões de Ciências da Natureza e Matemática. O tempo de duração das provas no primeiro dia será de 05h30min. Já no segundo, os candidatos terão 04h30min para responder todas as perguntas. Será mantida a mesma quantidade de questões - 45 em cada área de conhecimento. Como nunca é demais lembrar, todas as escolas estão lembrando os candidatos quanto ao horário das provas. Conforme estabelece o edital, os portões de cada local de prova serão abertos às 11h e assim permanecerão até às 12h. As provas, por sua vez, terão início às 12h30 horário local.

"Além do conteúdo previsto para cair nas provas, nós também temos o cuidado de ressaltar coisas básicas como traje, documentos, lanches e água, material de uso pessoal como caneta, lápis e borracha, e claro, o horário que muitas vezes acaba desclassificando muitos candidatos que chegam após o fechamento dos portões. Chegar com uma hora de antecedência do fechamento dos portões é o essencial. Dá para conversar com amigos, professores e entrar no local de prova sem ter que passar por aflições. Imprevistos acontecem e é preciso se previnir deles, principalmente em um dia tão importante como este", avaliou a professora Ângela Dias.

 

 

Pós provas - O gabarito do Enem 2017 será divulgado até a quarta-feira, 15 de novembro, quando serão completados três dias úteis após o encerramento do Exame. Os candidatos terão acesso ao resultado do Enem 2017 a partir do dia 19 de janeiro de 2018. Para consultar as notas, será necessário acessar a página do participante no portal do Inep, tendo em mãos o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e senha. As notas continuarão sendo utilizadas nos programas de educação superior do MEC, que garantem o acesso a universidades federais, além de bolsas e financiamentos em cursos de faculdades particulares: Sisu, ProUni, Fies.