Iniciativa oferece bolsas de estudo para jovens de baixa renda através do Projeto Gauss

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 03/11/2017 às 08:17:00

Alunos da rede pública estadual de ensino poderão se inscrever no Projeto Gauss. O processo seletivo teve início em agosto e se encerrará no dia 10 de novembro de 2017. A Associação Projeto Gauss é uma Organização Não Governamental que concede bolsas de estudo a jovens de baixa renda, buscando projetá-los às universidades de excelência.

Em Sergipe serão ofertadas de cinco a 15 vagas de bolsistas, a depender da disponibilidade orçamentária do Projeto Gauss para 2018 e do desempenho dos candidatos no processo seletivo. Os selecionados estudarão em instituições de qualidade à escola do projeto em cursos preparatórios para o vestibular. Também serão oferecidos acompanhamento escolar e pessoal, psicológico e pedagógico, e auxilio alimentação, transporte e moradia, a depender da necessidade.

Para participar do processo seletivo os interessados não necessitarão pagar qualquer taxa de inscrição, apenas deverão preencher o formulário de inscrição disponível no portal: http://projetogauss.org/processo-seletivo/.

Os candidatos precisam ter, preferencialmente, entre 17 e 25 anos em 1º de janeiro de 2018; estar matriculados em 2017 no 3º ano do ensino médio em escola pública ou já ter cursado a integralidade do ensino médio em escola pública; ter uma renda familiar média de um salário mínimo e meio por pessoa, residir ou ter disponibilidade para se mudar para a cidade de Aracaju ou região metropolitana; e ter bom rendimento escolar e sonhar em cursar uma boa universidade.

A seleção será composta por duas fases. A primeira será a resolução das provas objetivas de interpretação de texto e raciocínio lógico, e redação. Essa fase acontecerá no dia 18 de novembro, das 9h às 13h, no Colégio Master (rua José Seabra Batista, nº 106, Jardins). Serão selecionados para a segunda fase os candidatos que obtiverem nota média superior a cinco pontos e serão convocados até os 40 melhores, a depender do desempenho dos candidatos.

Os candidatos selecionados na primeira fase deverão preencher o questionário socioeconômico, informando os dados solicitados.

Já a segunda fase será uma entrevista, que será realizada em data ainda a ser definida. Primeiramente o candidato será entrevistado sozinho por 20 minutos. Depois será entrevistado juntamente com seus familiares, até o número máximo de três pessoas que moram na mesma residência.