Ministros do TCU serão palestrantes em congresso promovido pelo TCE/SE

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto
Os ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) José Múcio Monteiro Filho e João Augusto Ribeiro Nardes. Foto: Divulgação
Os ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) José Múcio Monteiro Filho e João Augusto Ribeiro Nardes. Foto: Divulgação

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 06/11/2017 às 07:18:00

O II Congresso Internacional de Contas Públicas, que será realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) nos dias 6, 7 e 8 de novembro, com o tema "Governança e Gestão das Cidades", terá entre os palestrantes dois ministros do Tribunal de Contas da União (TCU): José Múcio Monteiro Filho e João Augusto Ribeiro Nardes.

Vice-presidente e Corregedor do TCU, José Múcio Monteiro Filho participará da conferência de abertura do evento, às 9h30min da segunda-feira, 6, que terá como presidente da mesa o deputado federal André Moura, líder do Governo no Congresso Nacional.

Já o ministro Augusto Nardes vai proferir palestra na terça-feira, 7, às 10h, no painel temático sobre os índices de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), Geral de Governança (IGG) e de Efetividade da Gestão Estadual (IEGE).

Voltado aos gestores e servidores públicos dos órgãos dos três poderes, integrantes dos Tribunais de Contas e demais órgãos de controle, o evento abordará uma série de temáticas relacionadas às contas públicas, como Orçamento Público, Nova Contabilidade Pública, Blocos de Financiamento do SUS, Gestão Pública na Era da Transparência, entre outras.

Com inscrições abertas até o próximo dia 3, no site da Escola de Contas​, o II Congresso Internacional de Contas Públicas tem como instituições parceiras na realização o Instituto Rui Barbosa (IRB), a Fundação de Pesquisas Econômicas (Fipe) e a Faculdade de Direito da USP.

 

Demais palestrantes - Na programação constam outros nomes conhecidos no âmbito do controle externo, como o conselheiro e ex-presidente de Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE-MG), Sebastião Helvécio. Já entre os conferencistas estarão professores renomados como Gilberto Bercovici e Mônica Herman Salem Caggiano, da Faculdade de Direito da USP; Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, referência em Direito Público e ex-conselheiro do TC do Distrito Federal (TC/DF); e Raimundo Nonato Chaves Neto, do Centro de Investigação, Teoria e História do Direito da Universidade de Lisboa.

Também contribuirão com as explanações os professores Lucas Gonçalves da Silva, da UFS e Patrícia Verônica Sobral de Souza, coordenadora da Escola de Contas do TCE/SE; Rodney José Idankas, Diretor de Informática do TCE/SP; Mauro Guimarães Junqueira, presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e Anderson Pomini, Secretário de Justiça da Prefeitura de São Paulo.