Prefeitura de Boquim realizará mais uma etapa do Projeto Glaucoma

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 08/11/2017 às 06:52:00

A Prefeitura de Boquim através da Secretaria Municipal de Saúde e Bem Estar, em parceria com o Instituto Oftalmológico de Sergipe (IOSE), realizará no próximo dia 16/11, mais uma etapa do Projeto Glaucoma, que consiste na prevenção e tratamento do glaucoma com revisão médica a cada três meses.

A ação acontecerá no Ginásio do SESI, a partir das 7h, e contará com um médico oftalmologista, mais uma equipe composta por cinco pessoas para atendimento e realização de exames.  Após avaliação médica quem for diagnosticado com glaucoma receberá gratuitamente o colírio para iniciar o tratamento durante três meses. Após esse período o paciente passará por nova avaliação.

É importante destacar que mesmo as pessoas que não estão cadastradas podem participar do projeto, principalmente as que estão na faixa de idade acima dos 40 anos, são diabéticas, e/ou quem tem caso de glaucoma na família, independente da idade. Quem já for cadastrado no projeto deve levar o RG e cartão do SUS. Quem participar pela primeira vez deve levar, além dessa documentação, o CPF, comprovante de residência e receituário se for encaminhamento.

 

 

Glaucoma - Glaucoma é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, comprometimento visual. Por ser uma doença que não causa sintomas, a perda visual só ocorre em fases mais avançadas. Sem a prevenção e o tratamento adequado, pode levar à cegueira. Entre os pacientes de risco estão pessoas acima dos 40 anos, portadores de diabetes e aqueles que já têm casos na família.