Governo realiza programa Minha Comunidade Segura no Eduardo Gomes

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 11/11/2017 às 06:47:00

Neste sábado, o governo do Estado realiza mais uma edição do programa Minha Comunidade Segura. Desta vez, a ação será realizada no Colégio Estadual Professora Glorita Portugal, localizada no Eduardo Gomes, em São Cristóvão. O evento ocorre das 08h às 15h com atividades esportivas e palestras e exames relacionados à saúde.

 Idealizado pelas secretarias de Estado da Casa Civil e de Segurança Pública, o Programa visa à promoção da cidadania entre os jovens moradores e seus familiares em bairros que apresentam dados estatísticos de vulnerabilidade social.

 O programa ‘Minha Comunidade Segura’ funciona a partir da execução de projetos em rede, que envolvem: o fortalecimento de ações de prevenção na escola, identificando crianças e adolescentes com ligação direta e indireta com relação às drogas e encaminhando-os para iniciativas ligadas ao esporte, cultura e saúde, de modo a afastá-los da violência; ocupação de espaços públicos como praças, movimentando-as por meio da promoção de eventos, apresentações culturais e atividades esportivas; acompanhamento e avaliação de criança e família em situação de vulnerabilidade; busca de apoio de Organizações Não Governamentais (ONGs) para ampliar a oferta de cursos e atividades que possam ajudar crianças e adolescentes. A expectativa é de que os índices de violência nos bairros alvos reduzam sensivelmente.

A ação integra Plano Estadual de Segurança Pública e busca atingir o público formado por jovens com idade entre 15 e 29 anos e seus familiares. Com a execução do Programa, a expectativa é de que os índices de violência nos bairros alvos reduzam sensivelmente. Após o trabalho inicial de cidadania, as escolas participantes passarão a receber quinzenalmente ações do Programa por parte das secretarias e órgãos e parceiros envolvidos.

Nesta edição, a Prefeitura Municipal de São Cristóvão participa por meio das unidades básicas de saúde do município e do CRAS da região.