Surpresas na festa do PSD

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 28/11/2017 às 06:06:00

Surpreendeu a reunião de lideranças políticas do PSD com o pré-candidato a governador Belivaldo Chagas (PMDB), na fazenda dos Mitidieri, no sábado passado, em Nossa Senhora das Dores. Foi acima do esperado o público presente, uma vez que era aguardada cerca de 700 pessoas e tinha em torno de 1.200.

Segundo o anfitrião, o deputado federal Fábio Mitidieri, estavam na festa de confraternização do PSD para apresentar Belivaldo como o candidato do agrupamento político dirigentes de 52 Diretórios Municipais do partido, além de algumas lideranças políticas de outros partidos.

Na reunião, que contou com a presença do governador Jackson Barreto (PMDB), ficou claro o apoio de todos os que fazem o PSD ao nome de Belivaldo para o governo e de JB para o Senado. Os que discursavam pediam para o governador não deixar de disputar mandato de senador em 2018, pela sua história política e pelo fato de ainda poder ajudar Sergipe.

Além de um número grande de lideranças presentes à reunião, o que chamou a atenção foi as presenças dos prefeitos Dadau (Santo Amaro), por ser do PSB do senador Antônio Carlos Valadares, e de Painho (Feira Nova), por ser do PSDB do senador Eduardo Amorim; além do suplente de senador de Eduardo Amorim, Kaká Andrade.

Essas três lideranças tem uma boa relação política com Fábio Mitidieri, mas foram a um ato político do PSD em apoio a Belivaldo Chagas para o governo, quando seus partidos têm hoje dois nomes com interesse de disputar o governo: Valadares e Eduardo.

As presenças dos dois prefeitos e do suplente de senador que não são do agrupamento político do governador Jackson Barreto, mas da oposição, deu muito o que falar.  Não deixa de ser um fortalecimento ao nome de Belivaldo e uma queimação para os dois senadores.

O PSD é o terceiro partido da base aliada de JB a fazer reunião para  referendar o nome de Belivaldo para o governo em 2018. Já fizeram o PT e PMDB, conforme ficou acordado em reunião em 7 de outubro passado, na casa do deputado estadual Luiz Mitidieri, de que as legendas iriam marcar reunião com suas lideranças da capital e interior para apresentar Chagas como o candidato ao governo do agrupamento. O PCdoB já marcou a sua reunião para 20 de dezembro.

Falta agora o PDT do ex-prefeito Fábio Henrique e o PRB do deputado federal Jony Marcos e do ex-prefeito Heleno Silva marcarem a reunião dos seus partidos com Belivaldo.

Enquanto o agrupamento do governador vai se unindo em torno do nome de Belivaldo o bloco político vinculado aos senadores Valadares e Eduardo Amorim, e ao deputado federal André Moura (PSC), continua sem definir quem será o candidato ao governo. A expectativa é que isso ocorra em março do ano que vem.

.................................................................................................................

Simpáticos a Belivaldo

A coluna recebeu a informação que o prefeito Dadau (PSB-Santo Amaro das Brotas) já está de malas prontas para se filiar ao PSD do amigo deputado federal Fábio Mitidieri. Já o prefeito Painho (PSDB-Feira Nova) vai permanecer no ninho tucano e somente não votará para governador em Belivaldo Chagas (PMDB) se o candidato da oposição ao governo for o do seu partido, no caso o senador Eduardo Amorim.

 

Satisfação

O ex-deputado estadual Jorge Araújo (PSD) disse que ficou feliz ao reencontrar o prefeito Painho no evento do seu partido que oficializou no sábado a pré-candidatura de Belivaldo ao governo. “Aliás, Painho participou da criação do PSD de Sergipe, integrando a primeira comissão executiva do partido”, afirmou Jorge à coluna.    

 

Reafirmando convite

Durante reunião no sábado com Belivaldo e lideranças do PSD da capital e interior, Fábio Mitidieri lembrou que o vice-governador foi convidado para ingressar no seu partido. O objetivo é contemplar os aliados na formação da chapa majoritária, quando PRB e PT querem estar na cabeça de chapa com os nomes dos ex-deputados federais Heleno Silva e Rogério Carvalho disputando o Senado e o PSD quer indicar o candidato a vice-governador, apresentando para o cargo os deputados estaduais Luiz Mitidieri e Jeferson Andrade.

 

Belivaldo e PSD 1

Para Fábio Mitidieri, Belivaldo indo para o PSD a chapa seria facilmente montada e manteria a unidade do agrupamento. Ele já disse que não ver problema algum em se filiar ao PSD, mas que essa decisão só será tomada no final de março ou início de abril, como estabelece a legislação eleitoral.

 

Belivaldo e o PSD 2

Acredita que não teria maiores problemas para o PMDB, pelo fato dos partidos priorizarem candidatura de deputado federal e senador, pelo fundo partidário, tempo de televisão e participação nas comissões temáticas do Congresso Nacional. Falou isso, no cenário de Jackson concorrer ao Senado em 2018 pelo PMDB.

 

Posição de Heleno

O ex-deputado federal Heleno Silva (PRB) participou da reunião do PSD no sábado para oficializar apoio a Belivaldo. Em seu discurso, ele disse que Belivaldo é o melhor nome do grupo para disputar o governo e que merecia ser governador.

 

Satisfação com PSD

O governador Jackson Barreto ficou muito satisfeito com a presença de cerca de 1.200 líderes políticos no ato do PSD. Lembrou que já ocorreram os encontros do PT e do PMDB e que agora aguarda os atos do PRB, do PC do B e do PDT. “Estamos juntos no projeto de preparar Sergipe para o futuro”, disse.

 

Descontentamento do PRB 1

Em conversa ontem com a coluna sobre quando marcará a reunião do PRB para apoiar o nome de Belivaldo, o presidente do partido, Jony Marcos, disse que terá uma conversa antes com o governador sobre o episódio do presidente estadual do PT, Rogério Carvalho, com ele, no sábado passado em evento em Pedrinhas. Isso porque Rogério teria dito que as duas vagas para o Senado já estão fechadas: com ele e JB como candidatos, e que o PRB fosse disputar o Senado com o nome de Heleno Silva pela oposição, com quem já vem conversando.

 

Descontentamento do PRB 2

Segundo Jony, tudo começou quando ele e o deputado estadual Zezinho Guimarães (PMDB) estavam em evento ao lado da prefeita Mara da Farmácia (PDT) e Rogério chegou pedindo para tirar fotos com eles. “Depois Rogério me perguntou se eu não queria apoiá-lo para o Senado. Disse que não tinha problema algum, já que votei nele na eleição passada. Ai Rogério perguntou: como você vai votar em mim se quer Heleno [Silva] para o Senado. Respondi: qual o problema, não são duas vagas para o Senado? Rogério declarou que as vagas já estavam definidas: era ele e o governador. Aleguei que Jackson ainda não tinha definido se seria candidato e Rogério insistiu que as duas vagas já estavam fechadas e que o PRB fosse para a oposição”.

 

Descontentamento do PRB 3

Contou ainda Jony que reagiu às declarações de Rogério dizendo que fosse o PT para a oposição, pois o PRB é aliado de primeira hora do governo e quer permanecer onde está. “Rogério afirmou que o PT não aceita ir para a oposição e a gente era quem tinha de ir, já que quer Heleno candidato ao Senado e estava conversando com o senador Amorim. Respondi que conversava com todo mundo por ser coordenador da bancada federal e não entendia como ele queria meu voto e me empurrava para o lado de lá”.

 

Descontentamento do PRB 4

“O governador nem decidiu se é candidato ao Senado e o presidente do PT já se acha dono da vaga e quer empurrar o PRB para a oposição, prejudicando o Galeguinho. O PT não está preocupado com Belivaldo, só com Rogério. Não foi legal essa conversa de Rogério. Tem de ser do grupo a decisão de quem vai disputar o Senado. O PRB tem o direito de disputar a vaga, pois Heleno aparece em primeiro lugar do grupo nas pesquisas para senador. O partido é aliado de primeira hora, tem deputado federal, deputado estadual, três prefeitos, quatro vice-prefeitos e 30 vereadores”, argumentou Jony.

 

Descontentamento do PRB 5

Ressaltou que na conversa que pretende ter com Jackson vai querer saber se os dois nomes do agrupamento para o Senado já estão fechados, como falou o presidente do PT, e se quer que o PRB vá para a oposição. “É preciso saber se o pensamento do PT é o do bloco. Somente a partir dessa conversa com o governador é que saberemos se vamos fazer um ato do PRB para apoiar Belivaldo Chagas, pois a nossa reunião será para apoiar Belivaldo para o governo e Heleno para o Senado”, frisou.

 

Deliberações da Rede 1

Também no último sábado a Rede Sustentabilidade realizou a sua Conferência Estadual, oportunidade em que o ex-vereador Dr. Emerson foi indicado como pré-candidato a governador para as eleições de 2018.  A sua pré-candidatura será oficializada no próximo dia 5 de dezembro, às 18, na AEASE, assim como as dos pré-candidatos da Rede para senador, deputado federal e deputado estadual.

 

Deliberações da Rede 2

 Ainda na Conferência foi aprovada uma moção de apoio à pré-candidatura de Marina Silva  para a presidência da República e foram escolhidos os nomes de Dr. Emerson e Natália Dalto para exercerem a coordenação geral da Rede durante o biênio 2018-2019.

 

Registro

Dr. Emerson é o terceiro pré-candidato a governador de Sergipe já lançado pelos seus partidos. O primeiro pré-candidato foi Belivaldo Chagas e o segundo o ex-deputado federal Mendonça Prado (PPS).

 

Amorim

Também no sábado, o senador Eduardo Amorim (PSDB), que está trabalhando o seu nome para disputar o governo em 2018, esteve em Poço Verde com o deputado federal e líder do governo no Congresso, André Moura (PSC). Os dois parlamentares participaram das comemorações aos 64 anos do município, na companhia do prefeito Iggor Oliveira.

 

Veja essa...

Do presidente do PRB, Jony Marcos, sobre o apoio do PRB a Belivaldo Chagas: “O PRB apoia Belivaldo não tenha dúvida. A pergunta é: Belivaldo apoia o PRB? O PRB quer reciprocidade, não quer ser coadjuvante, mas protagonista”.

 

 

 

CURTAS

 

O líder do governo no Congresso, André Moura, anunciou ontem mais recursos para Sergipe. Disse que 1500 produtores do Baixo São Francisco serão beneficiados com os investimentos das ordens de serviço a serem assinadas pelo presidente da Codevasf, Avelino Neiva, e o superintendente regional César Mandarino, na próxima sexta, às 17h, no auditório da Codevasf no estado.

 

 

As ordens de serviço são resultantes da emenda parlamentar da bancada federal de Sergipe para ações de reabilitação dos projetos de irrigação Propriá, Cotinguiba/Pindoba e Betume, revitalizando a infraestrutura de uso comum dos perímetros irrigados do Baixo São Francisco sergipano, responsáveis pela geração de cerca de oito mil empregos e pela produção anual de mais de 30 mil toneladas de alimentos.

 

 

O prefeito Marcos Santana  está em contagem regressiva para o Festival de Artes de São Cristovão que começa na sexta-feira. Sugeriu que os palcos e espaços do Fasc recebessem nomes que simbolizam também uma homenagem do Festival a personagens importantes do município.

 

 

 

Nos últimos 15 dias choveram muitas pesquisas de intenções de votos para governador, senador, deputado federal e deputado estadual em 2018.

 

 

 

Foto legenda 

 

De Jony Marcos ao ser questionado pela coluna se Belivaldo Chagas se filiando ao PSD, como propõe Fábio Mitidieri, o PRB aceitaria indicar Heleno Silva para vice: “É muito improvável. Heleno é o segundo nas pesquisas para o Senado e o primeiro da base do governo. Seria uma loucura isso. Não tem cabimento. Ninguém esperava a recuperação de Heleno, só porque enfrentou dificuldades financeiras para administrar a prefeitura de Canindé”.