Encontro do Banese debate temas da área de Tecnologia da Informação

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto
O evento reuniu grande público no Centro Administrativo Banese, em Aracaju . Foto: Luis Mendonça
O evento reuniu grande público no Centro Administrativo Banese, em Aracaju . Foto: Luis Mendonça

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 01/12/2017 às 06:07:00

Tornar o ambiente de internet seguro, principalmente em se tratando de instituição financeira, tem sido um grande desafio nos dias atuais, para empresas de todo o mundo. Isso porque os ataques de hackers e ameaças de fraudes neste ambiente são constantes, e é preciso analisar e estudar essas atividades, visando antecipar ações maliciosas que possam ameaçar a segurança da informação.

Atento a essa situação, o Banco do Estado de Sergipe (Banese) procura sempre manter os colaboradores da área de Tecnologia da Informação atualizados em relação à questão de segurança. E foi com essa finalidade que a Superintendência de Tecnologia (Sutec) promoveu na última quinta-feira, 23, duas palestras sobre segurança do ambiente virtual e a mudança digital, proferidas pelo chefe de pesquisas da Morphus Labs, Renato Marinho, e pelo jornalista e professor Carlos Nepomuceno, doutor em Ciência da Informação.

De acordo com o gerente de TI da Área de Infraestrutura do Banese e um dos idealizadores do evento, Daniel Souza, a atualização do pessoal é constante. “Fazemos reuniões periódicas para discutir temas de interesse da área de tecnologia e em algumas convidamos palestrantes externos como estes de hoje, que têm um trabalho reconhecido nacionalmente e internacionalmente também”, disse Daniel.

Patrocinador do evento, o superintendente de TI do Banese, Ícaro Ramos, explicou a importância do encontro para disseminar conhecimento e atualizar a equipe técnica do banco. “Debatemos hoje aqui assuntos atuais, tanto na área de segurança da informação, quanto sobre ciência da informação”, disse Ícaro, ressaltando que Roberto Marinho e Carlos Nepomuceno são palestrantes de nível nacional e internacional e que o evento promovido pelo Banese reuniu técnicos e analistas de tecnologia, além de profissionais da área de segurança da informação e alguns da área de negócios do banco.

Analista de suporte e funcionário do Banese há nove anos, Francisco Vasconcelos Brasileiro, destacou a importância da atualização. “Para nós que somos do setor financeiro, principalmente da área de tecnologia, é essencial que estejamos em contato com o que está ocorrendo no mercado, em especial na parte de segurança, porque enquanto instituição financeira somos muito visados e susceptíveis a ataques, tentativas de invasão e de fraudes. A disseminação das informações passadas neste encontro e em outros que já ocorreram, possibilita que toda a equipe esteja antenada sobre o que está acontecendo e possa se preparar para evitar perdas", afirmou.