Sintese realiza ato da Prova Final da Educação de Sergipe

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 28/12/2017 às 20:49:00

O Vereador Professor Iran Barbosa (PT) participou, na manhã desta quinta-feira,, da 11ª edição da “Prova Final da Educação Pública”, atividade organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica da Rede Oficial do Estado de Sergipe – Sintese e realizada no Calçadão da Rua João Pessoa, no Centro da Capital. A Prova é uma avaliação anual, onde professores e professoras dão notas à política pública educacional de 74 gestores municipais e do governo do Estado. Aracaju fica de fora, já que os professores da rede municipal são filiados ao Sindipema.

Na avaliação de Iran, o reflexo do descaso de uma boa parte dos prefeitos sergipanos e do governador do Estado com a educação e com os educadores fica evidente diante das notas rebaixadas recebidas pela maioria dos gestores, que não alcançaram médias maiores que 5,0 (cinco), sendo reprovados no quesito Política Educacional. O governador Jackson Barreto (PMDB), por exemplo, recebeu nota 0,8 (oito décimos), inferior, inclusive, à nota obtida no ano passado, que foi 0,9 (nove décimos).

“São políticas de desmonte da educação pública e de massacre aos professores da ativa e aposentados, com negação de direitos e destruição das carreiras. Tem sido assim na política de educação implementada pelo Governo do Estado, copiada por boa parte dos gestores dos municípios. A resposta está aí, com a maioria reprovada pelos educadores”, destacou.

“Além disso, é preciso lembrar que o que se conseguiu de avanços na educação de Sergipe foi graças à luta, à organização e à resistência dos professores. Não fosse por isso, a educação pública deste Estado estaria muito pior. É fundamental fazermos essa leitura diante da avaliação rebaixada da maioria dos gestores públicos sergipanos”, disse Iran.

Para Iran, situação da educação do município de Aracaju também não é das melhoresMesmo não tendo a base dos professores filiada ao Sintese, a política de educação do município de Aracaju foi também avaliada pelo Vereador Iran Barbosa. De acordo com o parlamentar, que é presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal da Capital, a realidade educacional do município, em 2017, não difere muito da maioria dos municípios sergipanos.