Prefeitura realiza serviços pelo dia por custo menor

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 04/01/2018 às 06:56:00

Para a prestação de alguns serviços públicos, a Prefeitura de Aracaju precisa de máquinas de grande porte e da interdição de vias de trânsito, que acabam gerando desconforto à população. Desde a coleta de lixo ao recapeamento asfáltico, diversas ações das empresas municipais de Serviços Urbanos (Emsurb) e de Obras e Urbanização (Emurb) são realizadas durante o dia para diminuir impactos financeiros municipais, ruídos sonoros e garantir a qualidade.

A principal justificativa para isso é a economia nos custos. Afinal, para a realização dos serviços durante a noite seria necessário um adicional noturno ao salário dos profissionais de cerca de 25%. Através da Emsurb, por exemplo, apenas 12,5% dos serviços de limpeza urbana são realizados no período noturno, que correspondem às áreas comerciais. Esse percentual só é justificado pelo intenso fluxo de trânsito em alguns locais, que podem acabar prejudicando a prestação dos serviços.

O presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, também pontua outros motivos. "Um dos principais problemas para execução de serviços a noite é relativo à qualidade. A falta de iluminação dificulta a visibilidade principalmente em redes de drenagem e, para o acabamento do asfalto, também existiriam prejuízos. Um segundo problema diz respeito à quantidade de equipes. Ficaria difícil atender os serviços emergenciais se os profissionais trabalhassem a noite, devido ao efetivo atual", afirma Ferrari.

Além disso, o diretor de Operações da Emsurb, Bruno da Paixão Moraes, explica que as máquinas utilizadas emitem ruídos fortes, que podem incomodar o descanso dos aracajuanos, caso sejam realizados à noite. "Esse é um fator muito relevante e evitamos ao máximo a poluição sonora. Durante o dia, o transtorno sonoro é menor", ressalta Bruno.

Entre os serviços que passam pela análise do turno a ser realizado, estão a roçagem e a varrição mecanizada, a limpeza de canais, conservação de áreas verdes, recapeamento asfáltico, coleta seletiva do lixo e irrigação de canteiros e praças.