IST/Aids inicia atividades do novo ano sensibilizando mil trabalhadores

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Almir Santana presta esclarecimentos sobre IST/Aids a operário de termoelétrica. Foto: Divulgação
Almir Santana presta esclarecimentos sobre IST/Aids a operário de termoelétrica. Foto: Divulgação

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 04/01/2018 às 05:57:00

O trabalho que consiste na sensibilização de cidadãos para a prevenção às infecções sexualmente transmissíveis, como HIV/Aids, hepatites virais e sífilis, continua em 2018. Equipes do Programa Estadual IST/Aids, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizaram, nesta quarta-feira, a primeira ação do ano, de forma a contemplar trabalhadores do canteiro de obras da usina termoelétrica localizada no município de Barra dos Coqueiros, Região Metropolitana de Aracaju.

De acordo com o médico e gerente do programa, Almir Santana, as atividades educativas antecederam o expediente dos funcionários, que participaram do Diálogo Diário de Segurança (DDS), momento estabelecido em algumas empresas para transmitir orientações aos seus colaboradores, e que na ocasião teve como foco a problemática das ISTs.

“Descontraidamente, mil trabalhadores receberam informações sobre as consequências da ausência de preservativos na relação sexual, fator relacionado o principal meio de transmissão das ISTs. Tratamos da importância do teste para diagnóstico da sífilis e do tratamento devido, caso o resultado seja reagente. Dessa forma, evitamos a transmissão da doença para a companheira. Por fim, enfatizamos que as hepatites virais também podem ser transmitidas sexualmente, daí a importância do uso da camisinha e das orientações sobre como usá-las”, destacou o gerente.

 Ao estacionar a Unidade Móvel Fique Sabendo, a equipe do programa estadual disponibilizou 100 testes rápidos para detecção de sífilis e a mesma quantidade para HIV. Após a análise dos materiais, não foram encontrados reagentes para o HIV, porém, no que diz respeito à sífilis, um reagente foi encontrado, sendo que todos os testes foram realizados por equipes da SES e da Rede de Atenção Básica da Prefeitura de Barra dos Coqueiros.

Ainda na ocasião, mil trabalhadores da usina termoelétrica participaram de uma dinâmica que teve como foco o sexo seguro, além de terem sido beneficiados com preservativos e camisas educativas. “A empresa já renovou convite, a fim de que novos testes rápidos sejam disponibilizados aos trabalhadores após o carnaval, conforme pré-disposição dos mesmos em realizá-los. Durante os diálogos, percebemos que quase todos os profissionais casados não realizam sexo seguro, uma constatação tida como preocupante e que justifica a intensificação das ações sensibilizadoras no local”, acrescentou Almir Santana.

 

Aprovação - A assistente social da termoelétrica, Josivânia Santana, aprovou os resultados mais imediatos da ação. “Os esclarecimentos foram super proveitosos e necessários para que os trabalhadores fossem devidamente esclarecidos sobre os riscos ocasionados pelas ISTs. Interagindo com todos, Almir Santana atraiu a atenção do grande grupo, que respondeu muito bem à dinâmica aplicada. Certamente, estaremos alinhando nova atuação das equipes de saúde no nosso canteiro de obras, para que um novo momento como esse seja proporcionado”, ressaltou Josivânia.