Envio de amostras para o Teste do Pezinho já seguem pelos Correios

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 05/01/2018 às 05:46:00

O contrato firmado entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) para o envio de amostras do Teste do Pezinho para o Hospital Universitário (HU) está em pleno funcionamento e operando de acordo com as expectativas, segundo afirmou a coordenadora de Política de Triagem Neonatal da SES, Luciana Alves. Setenta e quatro municípios já estão disponibilizando do serviço desde o último dia 22, quando receberam os cartões de postagem.

Ainda em fase de negociação está o município de Aracaju, também contemplado pelo contrato da SES com os Correios, mas que estuda uma logística mais viável, já que a capital conta com 22 postos de coleta de amostras. Estuda-se a viabilidade de os Correios fazerem o recolhimento das amostras diretamente das unidades de saúde.

Nos demais 74 municípios, os processos estão acontecendo dentro das expectativas. “Postei as amostras ontem e deu tudo certo”, foi o que atestou a responsável pelo Programa de Triagem Neonatal do município de São Francisco, Ilma. O mesmo foi dito pela coordenadora do Programa Saúde da Criança do município de Lagarto, Sara Costa Santos: “Já postei, sem problemas”, disse a coordenadora.