Tempo fica instável até amanhã

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 11/01/2018 às 06:53:00

O Centro de Meteorologia do Estado de Sergipe prevê instabilidade climática em Aracaju e nos demais 74 municípios sergipanos até o início da próxima semana. Segundo estudos técnicos realizados desde o início desta semana pelo serviço meteorológico, os recentes registros de chuvas torrenciais e fortes rajadas de ventos são decorrentes do sistema de convergência que está atuando nas áreas do Norte e alguns estados do Nordeste. A fim de evitar possíveis sinistros, o Corpo de Bombeiros Militar e a Defesa Civil, estadual e municipal, estão chamando a atenção dos moradores para as cautelas necessárias. As orientações são destinadas, em especial, aos moradores do interior sergipano.

Segundo o especialista Overland Amaral, caso não haja alterações até o momento tidas como inesperadas, será possível perceber a passagem da instabilidade já a partir da tarde de hoje. Temporal semelhante ao vivenciado por moradores do município de Monte Alegre esta semana, está descartado. O Meteorologista alega que, apesar de apresentar indícios de desaceleração na intensidade das chuvas, é possível que novas enxurradas e inundações rápidas sejam registradas em pontos isolados. No contexto geral, o Centro informa que a previsão é de chuva deve atingir a casa dos 10 a 20 mm no Litoral; na região Centro-Sul e Agreste esse índice deve atingir até 50 mm.

 “A partir de amanhã a perspectiva é de diminuição na intensidade, o que não diminui a preocupação atual. Isso ocorre porque as próximas chuvas podem ser acompanhadas de raios e inundações em algumas cidades. A preocupação maior está no interior do estado, mais precisamente nas cidades que formam as regiões Centro-Sul e Agreste”, declarou. Ainda de acordo com Overland, todas as informações captadas em estudos são repassadas aos órgãos de prevenção a acidentes. A medida tem por objetivo contribuir para promoção de melhor assistência em caso de emergência. "Trata-se de um trabalho integrado que tem surtido efeito positivo ao longo dos últimos anos", pontuou.

Em caso de riscos de colapso de residências, e ameaça à integridade física, os profissionais das defesas civis e do Corpo de Bombeiros, pedem que o cidadão entre em contato com os órgãos de segurança através do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), número 190. Os órgãos de Segurança Pública enaltecem que realizar trotes além de prejudicar quem de fato precisa de assistência emergencial, o autor das falsas chamadas estará cometendo crime. (Milton Alves Júnior)