Concurso de quadrilhas do Gonzagão começa no sábado

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 16/06/2012 às 11:23:00

Dando continuidade às comemorações dos festejos juninos em Sergipe, o Complexo Cultural Gonzagão recebe a partir de sábado, 16, mais um concurso de quadrilhas juninas. O evento é uma realização do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Cultura (Secult), e movimenta há anos a comunidade do conjunto Augusto Franco e adjacências.
O concurso contará com a apresentação de 26 quadrilhas de todo Sergipe, o que garante participação não só da comunidade do Augusto Franco, como de caravanas vindas de outros pontos da cidade e do estado.
"O concurso de quadrilhas é um evento que mobiliza não só a comunidade do Augusto Franco e de Aracaju, mas mobiliza pessoas de todo o estado. Se vem quadrilhas do interior se apresentar aqui, cada uma traz sua caravana, vem gente de Sergipe inteiro", comenta Willian Conceição, diretor do Gonzagão.
Willian comenta ainda que por ser um ano festivo para o complexo, tendo em vista que é o ano do centenário de Luiz Gonzaga, padrinho do Complexo Cultural Gonzagão, a festa tem um gosto todo especial.
"Parte da nossa decoração será dedicada ao Rei do Baião. Quem vier ao Gonzagão vai ver uma enorme foto de Luiz Gonzaga. É uma singela homenagem a este grande forrozeiro que emprestou seu nome ao complexo", explica Willian.
Ainda segundo o diretor, a comunidade do conjunto Augusto Franco é muito envolvida com a organização do evento. "Eles estão sempre por aqui nos ajudando em várias coisas. Além do que, nós temos duas quadrilhas do próprio conjunto, a Asa Branca e a Luiz Gonzaga, portanto os moradores do Augusto Franco estão sempre deixando a casa cheia", se entusiasma Willian.

Expectativa - Os quadrilheiros estão com uma grande expectativa para a competição. Segundo Genicleudo Albuquerque, que faz parte da comissão da Liga das Quadrilhas Juninas do Estado de Sergipe, iniciativas como esta da Secult, de proporcionar eventos que envolvam as quadrilhas, são importantíssimas.
"É a valorização do nosso trabalho. Este é um evento que nos permite executar o que preparamos durante o ano todo, pois é um espaço dedicado a nós. Concursos como este do Gonzagão fazem parte de um processo motivacional para as quadrilhas de Sergipe. Os turistas vêm ao estado e querem nos ver, isso é muito importante. A expectativa, como sempre, é a melhor", explica Genicleudo.
Os forrozeiros que forem prestigiar a tradicional festa no conjunto Augusto Franco contarão ainda com uma vasta opção de comes e bebes, graças às barraquinhas de comidas e bebidas típicas que estarão presentes na festa, garantindo também uma boa opção de renda para os comerciantes locais.
Os festejos na casa de forró contam ainda com apresentação de trios pé-de-serra, que garantirão a animação dos presentes, que não pagarão nada para participar da festa.
O concurso de quadrilhas juninas do Complexo Cultural Gonzagão começa neste sábado, 16, e vai até o dia 29 de junho, quando acontece a grande final do concurso.