Prefeitura de Boquim promove seminário de capacitação

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 26/01/2018 às 06:59:00

A Prefeitura de Boquim, através da Secretaria de Administração e Finanças, visando uma melhor eficiência da máquina administrativa, deu início na manhã desta quinta-feira, ao 1º Seminário  de Licitações e Compras Públicas, tendo como público alvo os secretários municipais e os funcionários responsáveis pelas áreas: financeira, patrimonial, almoxarifado, licitações, execução orçamentária e controle interno. O curso, uma parceria com a CAT – Consultoria, Assessoria e Contabilidade Pública Ltda e sem custos para o município, acontece nos turnos da manhã e da tarde, e se estende até a sexta-feira, 26/1.

O prefeito Eraldo de Andrade declarou estar “satisfeito em poder proporcionar esse curso e ratificou que o objetivo é capacitar melhor o servidor, uma necessidade que existe, para aprimorarmos os serviços. Esse é o primeiro seminário, uma parceria com a CAT, e nós estamos buscando outras parcerias, como com o Tribunal de Contas”. O vice-prefeito Chicão Almeida frisou que, "em pleno século XXI, não dá para se administrar com base na improvisação.  Assim, a capacitação e o planejamento são ações fundamentais na busca da eficiência e da eficácia, de forma a evitarmos equívocos que possam comprometer o sucesso de uma gestão".

Para o secretário de Administração e Finanças, Luiz Fernando, “a formação e a qualificação têm sido uma preocupação dessa gestão. Sentimos algumas dificuldades e este seminário nos trará mais conhecimento”. Paulo Dórea, adjunto de Administração e Finanças, enfatizou que “para termos eficiência é necessária à capacitação, o conhecimento. O conhecimento é a única coisa que ninguém pode tirar de nós”.

Neste primeiro dia de seminário, que teve como facilitador o senhor Antônio Augusto Rolim de Aruana Neto, assessor e consultor técnico da CAT, serão discutidos licitações e contratos (noções gerais e legislação), dispensa e inexigibilidade, pregão (noções gerais, legislação e aspectos polêmicos), SRP - Sistema de Registro de Preços (noções gerais e trâmites de contratação), gestor e fiscal de contratos. O segundo dia de seminário contará como  facilitador o diretor técnico da CAT, José Valmir dos Passos, que falará sobre execução orçamentária, financeira e patrimonial (legislação, fases das receitas e despesas, fluxogramas de tramitação processual, ordem cronológica, LOA, LDO e PPA, restos a pagar),  SAGRES (prazos e multas), almoxarifado, patrimônio e controle de combustíveis, controle interno e externo.