Estudantes fazem festa com vagas em universidades

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto
Aluna aprovada comemora o resultado. Foto: Divulgação
Aluna aprovada comemora o resultado. Foto: Divulgação

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 30/01/2018 às 06:02:00

Milton Alves Júnior


A partir de hoje todos os estudantes aprovados no último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2018), já podem utilizar a nota apresentada ontem pelo Ministério da Educação e se dirigir a instituição federal para realizar a matrícula acadêmica com base no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Após as comemorações em virtude da aprovação, é preciso agilizar os procedimentos porque a porta de acesso ao ensino superior fecha já na próxima quarta-feira, dia 07. Paralelo ao portal SisuAluno, o Governo Federal informou que é possível encontrar a lista dos aprovados no site oficial das 130 universidades que atualmente integram o programa.

Já a partir da próxima sexta-feira, dia 02, estará disponível a opção destinada aos candidatos que inicialmente não obtiveram êxito na pontuação para a primeira chamada, mas seguem como excedentes à espera de desistências por parte da primeira turma e consequente abertura de novas vagas. Nesse caso o MEC recomenda que o estudante se dirija ao portal do Sisu, busque pelo mecanismo "confirmação de interesse em participar da lista de espera", inclua a respectiva inscrição recebida no ato da inscrição do Enem, no primeiro semestre do ano passado, e aguarde o resultado. Essa opção segue disponível também até o dia 07 de fevereiro. Segundo o Inep, o resultado deste pleito deve ser divulgado a partir do dia 09.

Vagas - Durante todo o dia de ontem enquanto o portal seguia fechado para as matrículas, milhares de estudantes sergipanos que conseguiram êxito na Universidade Federal de Sergipe e no Instituto Federal de Sergipe (IFS). Este ano a UFS disponibilizou 5.440 vagas, ofertadas em 105 cursos distribuídos por cinco campi, sendo eles nos municípios de: São Cristóvão, Aracaju, Itabaiana, Laranjeiras e Lagarto. O IFS disponibilizou 225 vagas divididas em 11 cursos.

Com resultados cada vez mais expressivos, nesse grupo estão centenas de estudantes da rede pública estadual; entre eles a jovem Jéssica Almeida, de apenas 17 anos aprovada em Biologia. Questionado sobre a sensação em averiguar seu nome como uma das aprovadas na primeira turma, ela declarou ao Jornal do Dia: "feliz por mim, porem mais feliz e agradecida a Deus e aos meus pais que sempre estiveram ao meu lado, me incentivando a estudar. A minha vitória eu compartilho com eles. Nos dois dias de prova meus pais ficaram em frente à escola aguardando a minha saída para me dar um abraço e me manter confiante. Sem esquecer dos meus professores que se não fossem eles também não estaria hoje aqui comemorando".

Compartilhando com as declarações de Jéssica, o mais novo acadêmico de Engenharia Civil, Adam de Oliveira, destaca o quanto foi importante a participação integral dos professores. Estudante da rede estadual de ensino, ele destacou a felicidade em conquistar os objetivos mesmo diante da desconfiança de muitos. "As pessoas, algumas até da própria família, infelizmente ainda seguem achando que por ser estudante da rede pública a gente não tem chance de vencer. A melhor resposta eu dei na semana passada quando foram publicadas as notas e percebi que consegui boa pontuação, agora eu apenas confirmei. Nada melhor que comemorar com os meus pais, irmãos, professores e amigos", declarou.

Além das instituições federais, as notas ainda são aceitas em algumas universidades da rede particular e em três universidades de Portugal: Coimbra, Beira Interior (desde 2013) e Algarve. Sobre o resultado geral do número de aprovados na rede pública, a expectativa do Governo do Estado é que até o final desta semana o número unificado seja divulgado. Esse pequeno tempo de espera se faz necessário uma vez que a consulta é individual e a Secretaria de Estado da Educação aguarda o relatório a ser apresentado por cada escola. Até o momento já foram contabilizadas mais de 500 aprovações.