'Homem Livro' fará arrastão no centro de Aracaju

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto
Evandro Santos com o traje do \"Homem Livro\"
Evandro Santos com o traje do \"Homem Livro\"

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 23/02/2018 às 00:12:00

Evandro Santos, o "Homem Livro", fará neste sábado, das 9 às 10h30, no Calçadão da João Pessoa, centro de Aracaju, o "2º Arrastão Literário Tobias Barreto de Menezes", quando distribuirá as crianças mil exemplares da revista Almanaque da Mônica, de Maurício de Souza. O ato será em homenagem a professora e escritora sergipana Gizelda Morais.
Evandro Santos é pedreiro de profissão e apaixonado pelos livros. No Rio de Janeiro, onde vive desde os 18 anos (hoje tem 58), montou a Biblioteca Comunitária Tobias Barreto, em Vila da Penha, zona norte do Rio, que tem 55 mil títulos, e teve projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer
Sergipano de Aquidabã e filho de mãe solteira ("meu registro é assim: 'filho sem pai'"), Evando foi para o Rio depois de os quatro irmãos mais velhos já terem se debandado do Nordeste. Ainda no Sergipe, chegou a frequentar uma "escola da roça", que logo abandonou por conta da dificuldade em aprender a ler. Apaixonado por histórias desde menino, Evando descobriu um jeito de absorvê-las sem ter que pedir aos irmãos mais velhos que lessem para ele: ia à feira local, se aboletava num dos caixotes e, para seu deleite, punha-se a ouvir os autores de cordel durante a tarde toda.
Todas as ações de Evandro Santos visam o estímulo à leitura e ao conhecimento. (Com informações do jornal OGlobo).