Nordeste arrecada mais ICMS

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 02/10/2012 às 15:39:00

A arrecadação do Imposto sobre a Circulação de Mercadoria e Prestação de Serviços (ICMS) da região Nordeste continua a crescer acima da média nacional. É o que revela estudo da Revista Conjuntura Econômica, editada pelo Etene. Segundo levantamento realizado pelo órgão do Banco do Nordeste, a arrecadação nordestina cresceu 11,6% no semestre, enquanto a do País como um todo aumentou 10,6%.

O pesquisador do Etene, Ricardo Vidal, faz uma relação entre a arrecadação do tributo e o PIB. "Se a relação entre a arrecadação do ICMS do Nordeste e do Brasil é uma aproximação aceitável da relação entre o PIB do Nordeste e do Brasil, espera-se que a Região continue a apresentar um crescimento em seu PIB um pouco maior que o crescimento do PIB brasileiro", afirma.

A expectativa é que a arrecadação deste imposto na Região cresça acima de 4,5%, em termos reais, ao final de 2012. O estado de Sergipe teve um crescimento diferenciado, de 19,1% no semestre, enquanto o mais baixo ficou com o Estado de Alagoas, apenas 5,5%, influenciado, principalmente, pela queda nas arrecadações do setor petróleo, - 4,2% e energia - 4,0%, que representam 22,6% do total arrecadado.