Eleitores de João e Valadares Filho brigam durante carreata na Atalaia

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 02/10/2012 às 15:52:00

Chico Freire
chicofreire@jornaldodiase.com.br

As carreatas promovidas pelas duas principais coligações partidárias que disputam a Prefeitura de Aracaju e as vagas da Câmara de Vereadores entraram em conflito neste domingo na região da Atalaia. O confronto foi entre o pessoal que segura bandeiras dos candidatos João Alves Filho (DEM) e Valadares Filho (PSB).

Segundo testemunhas, nas imediações da Passarela do Caranguejo o candidato João Alves Filho passou em carreata à frente do ato promovido pelo candidato Valadares Filho. O pessoal que segurava bandeiras da coligação liderada por João e vinha no final da manifestação, entrou em conflito com o grupo que levantava a bandeira amarela do candidato Valadares Filho.

O encontro das duas carreatas acabou criando um clima de animosidade, o que gerou confrontos, insultos e até agressões, com uso de canos e bambus que sustentam as bandeiras, pedras e o que estivesse na mão. A maioria das pessoas que entrou na briga usava o colete luminoso, equipamento exigido pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRE) e contratado temporariamente para o serviço.

O senador Antônio Carlos Valadares (PSB), que foi à frente para acalmar os ânimos, esclareceu que o PSB pediu antecipadamente ao TRE para que a carreata tivesse a orla como percurso e que a carreata do candidato adversário entrou para provocar. Valadares pediu calma para que todos prosseguissem com a manifestação.

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB), também falou ao microfone, de cima da caminhoneta que conduzia Valadares Filho, e pediu que todos continuassem a carreata e não aceitassem provocações. "Estamos fazendo a festa da democracia", disse.
A carreata de Valadares continuou, mas foi prejudicada com a presença de dois carros da Polícia que interditaram a tráfego de veículos e muitos tiveram que entrar à direita, para um reencontro bem mais adiante.

A coordenação de campanha do candidato João Alves Filho disse que desde a quarta-feira passada informou ao TRE que haveria a carreata neste domingo (30) por vários bairros de Aracaju e que terminaria na orla de Atalaia.

Antes mesmo da chegada das duas carreatas, dezenas de pessoas que seguravam bandeiras dos dois candidatos estavam em frente aos arcos da orla trocando insultos e agressões físicas. Invadiram inclusive a avenida, permitindo que passasse apenas um carro. Era por volta das 14 horas e o clima permaneceu tenso até o final dos atos.