Ministério Público fará plantão durante as eleições

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 04/10/2012 às 03:13:00

O Ministério Público Eleitoral (MPE) vai funcionar em regime de plantão nos próximos sábado e domingo, 6 e 7, para atender a população durante as eleições. A Procuradoria Regional Eleitoral em Aracaju e todas as promotorias eleitorais do Estado estarão abertas para receber denúncias de compra e venda de votos, boca de urna e qualquer outras irregularidades que atrapalhem o processo eleitoral.

A Procuradoria Regional Eleitoral terá à disposição equipes de servidores tanto para o trabalho interno quanto para diligências externas. O mesmo plantão já foi realizado no último sábado e domingo, 29 e 30 de setembro.
A procuradora Regional Eleitoral Lívia Nascimento Tinôco explica que o MPE está de portas abertas para atender a população e receber denúncias, que podem ser feitas pessoalmente, na Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) e nas promotorias eleitorais, ou por telefone.

A PRE funciona na sede do Ministério Público Federal, localizada na Avenida Beira Mar, nº 1064, Bairro Treze de julho. O telefone para denúncias é o 3301-3777. A população também pode fazer denúncias de crimes eleitorais à Polícia Federal e, nos municípios onde a Polícia Federal (PF) não esteja presente, à Polícia Civil.
"Estamos prontos para fiscalizar e garantir a tranquilidade do processo eleitoral, consolidando o Estado de Direito como Estado democrático", afirma a procuradora.

No dia da eleição, 7 de outubro, a Polícia Federal funcionará com bases fixas nos municípios de Aracaju, Lagarto, Itabaiana e Capela. A procuradora Regional Eleitoral explica que, no dia da eleição, nos municípios onde não houver base da PF, a Polícia Civil atua subsidiariamente, com todas as atribuições que a Polícia Federal teria, podendo ser acionada em casos de irregularidades no processo eleitoral.