Comércio festeja grande movimento e aumento das vendas

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto
O movimento foi intenso ontem de manhã no centro comercial
O movimento foi intenso ontem de manhã no centro comercial

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 13/05/2018 às 00:14:00

Milton Alves Júnior

A véspera do Dia das Mães foi marcada por fluxo intenso de consumidores em todos os polos comerciais de Aracaju e demais municípios pertencentes à região metropolitana. Diante do aquecimento econômico registrado desde o início desta semana e intensificado nas últimas 48 horas, a Câmara dos Dirigentes Lojistas da capital sergipana acredita em aumento significativo nas vendas se comparado com os resultados contabilizados no ano passado. A perspectiva dos gestores econômicos mais cautelosos ligados à CDL é que o resultado final deste Dia das Mães ultrapasse moderadamente a casa dos 5%.

Em contraponto, existem empresários acreditando que podem fechar a data comemorativa com um registro de 30% de aumento nas vendas se comparado com 2017. Para alcançar esse índice positivo e não frustrar as metas individuais, lojistas estão oferecendo descontos de até 50%, melhores condições para pagamento, apresentação de produtos novos e com preços acessíveis para todas as classes. A proposta é recepcionar o cidadão consumidor e não permitir que ele deixe o respectivo estabelecimento sem adquirir o presente para a mãe ou avó, por exemplo. A arte do convencimento está em prática, inclusive, durante todo o dia de hoje.

Paralelo à inovação dos estoques e busca por ampla facilidade na hora de fechar a compra, o empresário Miguel Rollemberg declarou ao Jornal do Dia que, desde o ano de 2015, quando o Brasil começava a enfrentar consecutivas dificuldades econômicas,  seus funcionários começaram a participar de cursos unificados de comércio, venda e tratamento junto ao cliente. Uma espécie de reciclagem administrativa / operacional, tendo em vista o objetivo de manter a integridade do emprego, bem como, claro, a permanência do fluxo de lucro da empresa. Em curto espaço de tempo foi possível se deparar com os resultados considerados tímidos, porém positivos.

"Muita gente, colegas meus de mercado, acreditam que essa porcentagem de 30% trata-se de um blefe comercial, mas na realidade não é. No auge da crise muitos demitiram funcionários e acabaram fechando as portas. Nós optamos por qualificar nossos colaboradores e manter sempre a inovação dos produtos", disse. Para esse Dia das Mães, ele garante que possui um dos menores preços do mercado e garante já ter batido parte da meta percentual desejada. Com dois estabelecimentos instalados em shoppings da Grande Aracaju, ele acredita obter êxito na missão ao 'caçar' os consumidores que deixaram as compras para o dia comemorativo.

O empresário explica a manobra administrativa necessária para reverter o momento delicado. "Pegamos todos os produtos disponíveis nos estoques, analisamos ao máximo o gasto com aquisição, pagamento salarial de trabalhador, estabelecimento e lucro. Baixamos ao máximo; nosso lucro é baixo se analisar um produto específico, mas como o movimento felizmente aumentou, no contexto geral é agradável", declarou Miguel Rollemberg.

Segurança - Conforme realizado ao longo dos últimos cinco anos, a Polícia Militar do Estado de Sergipe e a Guarda Municipal de Aracaju estarão reforçando as rondas e blitzes nos entornos desses bairros a fim de garantir a tranquilidade de todos os consumidores em busca de presentes. A presença dos agentes segue em maior escala na região central de Aracaju e nos entornos dos dois shoppings instalados nos bairros Coroa do Meio e Jardins. "Um trabalho coletivo o qual busca, além de fornecer segurança aos consumidores, também aos empresários e funcionários. O comércio segue se fortalecendo nesta data tão especial para todos", avaliou Breno Barreto, presidente da CDL.

Essas ações se estendem ainda para os bairros: Siqueira Campos, Augusto Franco, 13 de Julho e Sol Nascente. Ainda na região metropolitana a PM intensifica o monitoramento em todo o polo comercial de Nossa Senhora do Socorro, inclusive nas rotas de acesso ao Shopping Prêmio; bem como nos municípios de São Cristóvão, Barra dos Coqueiros e em Itaporanga d'Ajuda.