INSS reduzirá agendamento presencial a partir do dia 21

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MEDIDA DO INSS COMEÇA NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA E VALE TAMBÉM PARA OUTROS BENEFÍCIOS. QUEM NÃO TIVER INTERNET DEVE LIGAR PARA 135. MEDIDA É PARA DESAFOGAR AGÊNCIAS
MEDIDA DO INSS COMEÇA NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA E VALE TAMBÉM PARA OUTROS BENEFÍCIOS. QUEM NÃO TIVER INTERNET DEVE LIGAR PARA 135. MEDIDA É PARA DESAFOGAR AGÊNCIAS

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Publicada em 17/05/2018 às 05:54:00

 

Veja a lista dos serviços que
passarão a ser agendáveis: 
Alterar meio de pagamento
Atualizar dados cadastrais do beneficiário
Atualizar dados do Imposto de Renda - Atualização de dependentes
Atualizar dados do Imposto de Renda - Declaração de Saída Definitiva do País
Atualizar dados do Imposto de Renda - Retificação de Dirf
Cadastrar Declaração de Cárcere
Cadastrar ou atualizar dependentes para salário-família
Cadastrar ou renovar procuração
Cadastrar ou renovar representante legal
Desbloqueio do benefício para empréstimo
Desistir de aposentadoria
Emitir Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados
Pensão por morte
Emitir Certidão para Saque de PIS/Pasep/FGTS
Reativar benefício
Reativar benefício assistencial à pessoa com deficiência, suspenso por inclusão no mercado de trabalho
Renunciar a cota de Pensão por Morte ou Auxílio-Reclusão
Solicitar Pagamento de Benefício não Recebido
Solicitar valor não recebido até a data do óbito do beneficiário
Suspender benefício assistencial à pessoa com deficiência para inclusão no mercado de trabalho
Transferir benefício para outra agência

A partir de segunda-feira (21), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deixará de agendar o atendimento presencial para salário-maternidade e aposentadoria por idade urbanos. Agora, o segurado deverá acessar o Meu INSS ou ligar para o 135 e, em vez de agendar uma data para ser atendido, receberá direto o número do protocolo de requerimento, eliminando a etapa do agendamento.

Atualmente, o segurado precisa agendar uma ida ao INSS para levar documentos e formalizar o pedido. Com o novo modelo, ao fazer o pedido, o cidadão acompanha o andamento pelo Meu INSS ou pelo telefone 135 e, somente se necessário, será chamado à agência.

Nos casos em que as informações previdenciárias necessárias para o reconhecimento do direito já constarem nos sistemas do INSS, será possível então a concessão automática do benefício, isto é, a distância.

Segundo o INSS, com a mudança, não haverá mais falta de vaga e, caso precise ir a uma agência para apresentar algum documento, o cidadão terá a garantia de ser atendido perto da residência. O instituto diz ainda que a mudança representa o fim do tempo de espera para ser atendido.

Atualmente, o Meu INSS tem mais de 7 milhões de usuários cadastrados e é acessível pelo computador ou celular. O sistema, que está sendo aprimorado, conta com um canal que permite ao cidadão acompanhar o andamento do seu pedido sem sair de casa, consultar extratos e ter acesso a outros serviços do INSS.

O instituto vai ampliar cada vez mais a lista de serviços agendáveis. A partir do dia 24, serviços que antes eram prestados somente no atendimento espontâneo serão realizados com dia e horário marcados, bastando fazer seu agendamento pelo Meu INSS ou o telefone 135. 

 

Veja a lista dos serviços quepassarão a ser agendáveis: 
Alterar meio de pagamentoAtualizar dados cadastrais do beneficiárioAtualizar dados do Imposto de Renda - Atualização de dependentesAtualizar dados do Imposto de Renda - Declaração de Saída Definitiva do PaísAtualizar dados do Imposto de Renda - Retificação de DirfCadastrar Declaração de CárcereCadastrar ou atualizar dependentes para salário-famíliaCadastrar ou renovar procuraçãoCadastrar ou renovar representante legalDesbloqueio do benefício para empréstimoDesistir de aposentadoriaEmitir Certidão de Inexistência de Dependentes HabilitadosPensão por morteEmitir Certidão para Saque de PIS/Pasep/FGTSReativar benefícioReativar benefício assistencial à pessoa com deficiência, suspenso por inclusão no mercado de trabalhoRenunciar a cota de Pensão por Morte ou Auxílio-ReclusãoSolicitar Pagamento de Benefício não RecebidoSolicitar valor não recebido até a data do óbito do beneficiárioSuspender benefício assistencial à pessoa com deficiência para inclusão no mercado de trabalhoTransferir benefício para outra agência