Cresce a procura por cursos de reciclagem para motoristas com carteira de habilitação retida

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 04/10/2012 às 15:30:00

A procura por cursos de reciclagem para motoristas com carteira de habilitação retida após acumular 20 pontos cresceu nos últimos meses. Dados do Departamento de Trânsito de Sergipe (Detran) apontam que em 2012 já foram realizados 11 cursos de reciclagem, totalizando 370 condutores reciclados.

Um dos motivos para o aumento de condutores reciclados é o crescimento da frota de veículos em Sergipe, que atualmente conta com 512.079 carros circulando. Em Aracaju existe um total de 234.877 veículos cadastrados nas ruas e avenidas da cidade.

Segundo informações da Assessoria de Comunicação do órgão, para tirar a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH), de janeiro a agosto desse ano, deram entrada no Detran um total de 25.736 interessados.

"Não há como fazer o controle se essas pessoas procuraram de fato a auto escola. Após dar entrada, elas tem o prazo de um ano até que o processo vença e elas tenham que dar entrada de novo", contou a assessora Luana Messias, acrescentando que as infrações leves tem a pontuação menos 3; médias, menos 4; graves, menos 5; e gravíssimas, menos 7.

Pontuação - A perda temporária da carteira de habilitação pode durar de 30 dias a dois anos, dependendo da gravidade da infração. Para recuperar o documento, os motoristas devem passar por aulas de reciclagem e uma prova.

O curso de reciclagem é obrigatório sempre que o motorista atingir a contagem de 20 pontos na carteira (CNH) ou cometer certas infrações gravíssimas (como transitar em velocidade superior à máxima em mais de 50%, fazer manobras perigosas ou dirigir a moto sem capacete).

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) também prevê outras situações em que o curso deve ser feito, como quando o condutor tiver causado um acidente grave ou for condenado judicialmente por algum delito de trânsito.

Cada pontuação recebida fica ativa por 12 meses na CNH, a partir do momento em que os prazos de recurso da multa forem cumpridos e os recursos, indeferidos. Após o curso de reciclagem, a pontuação continuará constando no histórico do motorista, mas não como pontuação vigente.

Notificação - Ao atingir os 20 pontos, o motorista recebe uma notificação em casa informando sobre a suspensão da CNH. Assim como na autuação individual, o condutor pode recorrer da suspensão. Caso ele tenha o recurso indeferido em todas as instâncias e for flagrado dirigindo com a CNH suspensa, terá a carteira cassada

Quantidade de processos de primeira habilitação em 2012.

Janeiro - 4036 processos de 1ª CNH


Fev - 2425

Mar - 2839

Abr - 2638

Mai - 2479

Jun - 2512

Jul - 3931

Ago - 4876

Total - 25736