Jovem quilombola vai se formar em Medicina

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto
João Santos Costa é oriundo da escola pública
João Santos Costa é oriundo da escola pública

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 07/08/2018 às 05:23:00

João Santos Costa (24), negro, quilombola, filho de pais lavradores de uma família humilde de 11 filhos, nascido e criado na roça, galgará o diploma de Médico formado pela Universidade Federal de Sergipe quando o dia 28 de agosto de 2018 chegar. Oriundo de escola pública, João Costa agradeceu aos professores da Escola Estadual Dr. Milton Dortas, situada em Simão Dias (SE), nesta segunda-feira, 6, ao participar do programa “Encontro com Fátima Bernardes”, de uma rede de TV.

A apresentadora mostrou a família do ex-universitário, residente no povoado Sítios Novos (SE), e enalteceu o histórico de vida de João Costa como um exemplo de superação a ser seguido por outros jovens brasileiros.

A emoção não demorou a arrebatar a plateia do programa, além de convidados, quando João Costa ressaltou a dura vida na roça e a ajuda que teve de professores ao cursar o ensino fundamental em uma escola municipal de Simão Dias e a continuar os estudos na rede estadual da cidade.

 “Não poderia deixar de agradecer, porque sou da escola pública, tenho orgulho disso e agradeço aos professores e aos amigos. Fiz o ensino básico no município, passei para o Milton Dortas e foi lá que dei um norte a minha vida.

Também fui estudante do Pré-Universitário. A repercussão está sendo muito rápida, mas positiva, porque serve para de incentivo para aqueles que desejem realizar seus sonhos, por mais que pareçam impossíveis. Muito obrigado a todos que fizeram parte deste caminho até aqui, sem vocês e sem Deus eu não conseguiria”, disse.

A diretora da Escola Milton Dortas, Daniela Santos Silva, informou que como professora de João Costa antes de ser gestora da escola, a história de vida dele é um reconhecimento para todo os professores. “Estamos acompanhando a história dele, ele voltar para agradecer aos professores, reconhecer no convite de formatura a gratidão aos professores como um pilar para a sua formação, não tem como não se emocionar”, afirmou, lembrando que o professor de Biologia de João Costa, Lucivaldo Nascimento, e o outro aluno da mesma turma deles, Luan Souza, também estão se formando médicos no dia 28 de agosto.

João Costa esteve no programa Pré-Universitário do polo de Lagarto, onde ele também estudou, para entregar o convite de formatura aos professores e funcionários do Pré-Uni. Recentemente o depoimento dele viralizou nas redes sociais, sendo compartilhado em todo o país, como um exemplo de superação e exemplo a ser seguido.