4ª Edição do Prêmio Culturas Indígenas está com inscrições abertas

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 06/11/2012 às 22:14:00

Estão abertas as inscrições para a 4ª edição do Prêmio Culturas Indígenas Raoni Metuktire. Criado pelo Ministério da Cultura, em 2006, em parceria com organizações da sociedade civil integrantes do Grupo de Trabalho das Culturas Indígenas, o Prêmio já reconheceu 276 iniciativas de comunidades e povos indígenas que realizam ações e trabalhos de fortalecimento de suas expressões culturais.

Podem participar do edital, ações indígenas de valorização cultural, articuladas coletivamente e aprovadas pelas comunidades e organizações indígenas. O prazo final de inscrições é o dia 05 de fevereiro de 2013. Esta edição premiará 100 projetos voltados para práticas que valorizem as culturas tradicionais dos povos indígenas, com 30 prêmios no valor de R$ 20.000 e 70 prêmios no valor de R$ 15.000.

Este ano, o prêmio homenageia Raoni Metuktire, liderança do povo Mebengokre, conhecido internacionalmente por sua luta pelos direitos dos índios e pela preservação das florestas e dos rios da Amazônia. Para participar basta que os povos indígenas sejam do Brasil, sendo representados por uma liderança escolhida pelos membros da comunidade, ou por uma organização indígena. Serão aceitas apenas iniciativas coletivas e de caráter comunitário.

Para esclarecer dúvidas ou acessar o Manual de Orientações e o Formulário de Inscrição, os interessados devem acessar o site www.premioculturasindigenas.org.br.