Governo estabelece novas normas para matrícula online nas escolas

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Publicada em 11/01/2019 às 06:53:00

 

Publicada na edição do 
Diário Oficial desta 
quarta-feira (9), a Portaria nº 0026/2019/GS/SEED estabelece as normativas legais para realização da matrícula online de alunos nas 354 unidades escolares gerenciadas pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc).
A partir da próxima segunda-feira (14), pais e responsáveis legais já podem acessar o Portal da Matrícula Online para consultar o período de realização da matrícula na unidade escolar em que deseja vaga. Desde 2016, o processo de matrícula nas escolas estaduais é feito, exclusivamente, de forma online e gratuita, no Portal da Matrícula Online, que está hospedado no endereço eletrônico da Seduc (www.seduc.se.gov.br).
De acordo com o secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, as normativas estabelecidas nessa nova portaria visam ao aprimoramento da qualidade do serviço de matrícula online ofertado à população, o qual passa a ser organizado em três períodos.
"Temos a fase de matrícula confirmada, que corresponde à renovação de matrícula, feita pela escola no SIGA [Sistema Integrado de Gestão Acadêmica] após a conclusão do ano letivo, para alunos que vão permanecer na mesma escola; a matrícula de egressos, destinada aos alunos da rede que desejam estudar em uma unidade de ensino diversa daquela em que está matriculado; e, por fim, temos a matrícula de estudantes de outras redes que desejam ingressar na Rede Estadual", explica o secretário.
Para os alunos que desejam permanecer na mesma escola em que estudaram no ano letivo anterior, os quais têm suas matrículas renovadas automaticamente, deve o responsável legal assinar a ficha de matrícula até 30 dias após o início do ano letivo. As matrículas de alunos egressos e candidatos à rede serão realizadas no Portal da Matrícula Online, cujo sistema fica aberto das 8h às 22h.
O superintendente executivo da Seduc, professor Everton Siqueira, destaca que, de modo a auxiliar o cidadão que necessitar de ajuda para matricular um estudante em uma escola pública estadual, o governo do Estado disponibiliza atendimento virtual instantâneo (chat) - no Portal da Matrícula Online - , a  estrutura das secretarias de suas 354 unidades escolares e também atendimento por ligação telefônica gratuita, por meio do canal 0800 2855321.
 "O estudante candidato a uma vaga na Rede Estadual, ao acessar o Portal, deverá selecionar a série/ano, o município, o turno e a escola em que deseja estudar e preencher o formulário de cadastro. O processo é rápido e simples", enfatiza Everton Siqueira, ao salientar que, caso o aluno seja menor de idade, somente os pais ou o responsável poderão realizar a matrícula.

Publicada na edição do  Diário Oficial desta  quarta-feira (9), a Portaria nº 0026/2019/GS/SEED estabelece as normativas legais para realização da matrícula online de alunos nas 354 unidades escolares gerenciadas pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc).
A partir da próxima segunda-feira (14), pais e responsáveis legais já podem acessar o Portal da Matrícula Online para consultar o período de realização da matrícula na unidade escolar em que deseja vaga. Desde 2016, o processo de matrícula nas escolas estaduais é feito, exclusivamente, de forma online e gratuita, no Portal da Matrícula Online, que está hospedado no endereço eletrônico da Seduc (www.seduc.se.gov.br).
De acordo com o secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, as normativas estabelecidas nessa nova portaria visam ao aprimoramento da qualidade do serviço de matrícula online ofertado à população, o qual passa a ser organizado em três períodos.
"Temos a fase de matrícula confirmada, que corresponde à renovação de matrícula, feita pela escola no SIGA [Sistema Integrado de Gestão Acadêmica] após a conclusão do ano letivo, para alunos que vão permanecer na mesma escola; a matrícula de egressos, destinada aos alunos da rede que desejam estudar em uma unidade de ensino diversa daquela em que está matriculado; e, por fim, temos a matrícula de estudantes de outras redes que desejam ingressar na Rede Estadual", explica o secretário.
Para os alunos que desejam permanecer na mesma escola em que estudaram no ano letivo anterior, os quais têm suas matrículas renovadas automaticamente, deve o responsável legal assinar a ficha de matrícula até 30 dias após o início do ano letivo. As matrículas de alunos egressos e candidatos à rede serão realizadas no Portal da Matrícula Online, cujo sistema fica aberto das 8h às 22h.
O superintendente executivo da Seduc, professor Everton Siqueira, destaca que, de modo a auxiliar o cidadão que necessitar de ajuda para matricular um estudante em uma escola pública estadual, o governo do Estado disponibiliza atendimento virtual instantâneo (chat) - no Portal da Matrícula Online - , a  estrutura das secretarias de suas 354 unidades escolares e também atendimento por ligação telefônica gratuita, por meio do canal 0800 2855321.
 "O estudante candidato a uma vaga na Rede Estadual, ao acessar o Portal, deverá selecionar a série/ano, o município, o turno e a escola em que deseja estudar e preencher o formulário de cadastro. O processo é rápido e simples", enfatiza Everton Siqueira, ao salientar que, caso o aluno seja menor de idade, somente os pais ou o responsável poderão realizar a matrícula.