Mostra de vídeos do Mídia Jovem leva cultura e informação ao Bairro Industrial

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 28/11/2012 às 02:56:00

Hoje, o projeto Mídia Jovem realizará uma mostra de vídeos para o lançamento dos curtas-metragens 'Estilo Periferia' e 'Mãe aos 15', produzidos pelos educandos do polo Bairro Industrial durante a oficina de vídeo. O evento acontecerá às 18h30, no bairro Industrial, em frente ao Complexo Esportivo Dona Finha, sob a Ponte Aracaju - Barra dos Coqueiros, e será aberto ao público em geral.

O curta-metragem 'Mãe aos 15' é uma ficção produzida e encenada pelos próprios adolescentes e jovens do projeto e retrata os dilemas vividos por uma adolescente ao descobrir que está grávida. Contudo, mais do que uma história sobre gravidez na adolescência, a narrativa aborda as responsabilidades que a figura paterna deve assumir junto à adolescente grávida. Além de informar, 'Mãe aos 15' promete sensibilizar a plateia.

'Estilo Periferia' é um documentário também de autoria dos educandos do Mídia Jovem, que retrata elementos da cultura Hip Hop, como o skate, o grafiti, o break, entre outros. O vídeo dá visibilidade a uma vertente cultural essencialmente urbana que gera grande interesse em adolescentes e jovens. Como 'Estilo Periferia' foi produzido por meninos e meninas que vivenciam essa cultura, o vídeo acaba trazendo uma abordagem diferenciada e inédita sobre o tema.

Os curtas a serem exibidos na mostra foram produzidos na oficina de vídeo do projeto Mídia Jovem, sendo uma forma de colocar em prática o aprendizado adquirido pelos educandos tanto no que se refere às técnicas de produção audiovisual como também aos conhecimentos adquiridos durante os debates em sala de aula. Todo o processo de produção dos vídeos contou com a participação de todos os educandos, desde a concepção das temáticas, passando pela escrita do roteiro, pesquisa sobre os temas, entrevistas, gravação, atuação, até a edição de imagens.
 
Mídia Jovem - Realizado pelo Instituto Recriando, em parceria com o Governo do Estado de Sergipe, Oi Futuro, Sergas e Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA), o projeto utiliza a metodologia da Educomunicação com o intuito de estimular a leitura crítica da mídia e o protagonismo social, além de transmitir conhecimentos técnicos relacionados à comunicação.

Há também o fomento a discussões sobre temas relevantes para a formação da cidadania para que os educandos se tornem agentes transformadores da realidade na qual estão inseridos. Nesta edição, o Mídia Jovem desenvolve oficinas de vídeo, rádio, fotografia, mídia impressa e web no bairro Industrial e na Comunidade Pantanal, no bairro Inácio Barbosa, ambos em Aracaju; e nos municípios de Nossa Senhora do Socorro e Barra dos Coqueiros.