Ministério da Cultura vai abrir 360 centros de artes em todo o país

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 28/11/2012 às 02:59:00

Akemi Nitahara
Agência Brasil

Rio de Janeiro - O Ministério da Cultura vai inaugurar, ainda este mês,  o primeiro Centro Unificado de Arte e Esporte, em Pato Branco (PR). O anúncio foi feito ontem (27) pela ministra Marta Suplicy, que se reuniu com o Fórum de Reitores do Rio de Janeiro.

De acordo com ela, os locais seguirão os moldes dos centros educacionais unificados (CEUs), implantados por ela quando foi prefeita de São Paulo. Nesse caso, o foco será o desenvolvimento dos talentos artísticos pelo interior do Brasil. "São 360 CEUs das artes e esporte. Ele não é Centro Educacional Unificado, como em São Paulo, é Centro Unificado de Arte e Esporte, o primeiro é em Pato Branco (PR), que será aberto ainda este mês".

Os chamados CEUs das Artes e dos Esportes são adaptações das Praças dos Esportes e da Cultura (PEC), projeto lançado em 2010. A diferença é a valorização do intercâmbio entre as diferentes expressões artísticas. Os espaços servirão para a formação de artistas, com bibliotecas de arte, telecentros e cursos. A previsão do ministério é abrir 360 CEUs das Artes e do Esporte em 325 municípios. Desse total, 30% já estão em obras.