Senador defende Proinveste em Sergipe

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto
O senador Antônio Carlos Valadares discursa no plenário
O senador Antônio Carlos Valadares discursa no plenário

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 12/12/2012 às 02:40:00

O senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) ocupou ontem o Plenário do Senado para defender o Programa de Apoio ao Investimento dos Estados e Distrito Federal - (Proinveste), do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), no estado de Sergipe. Valadares expôs que a Assembleia Legislativa sergipana rejeitou empréstimo de R$ 727 milhões, que o governo da presidenta Dilma colocou à disposição do estado.

"Esse empréstimo oferecido visa o enfrentamento da crise internacional, que obrigou a presidenta Dilma a fazer renúncias fiscais que causaram quedas na arrecadação dos estados", explicou.

O senador afirma que o governo do estado de Sergipe está confiante de que essa radicalização, prejudicial ao desenvolvimento regional, será deixada de lado. "A Assembleia Legislativa receberá os mesmo projetos e haverá um diálogo importante para que o comprometimento com os destinos de Sergipe seja consolidado e a harmonia entre o legislativo e o executivo volte a dominar a política de Sergipe", disse.

Valadares salientou que todos os estados que solicitaram já tiveram seus empréstimos aprovados, somente Sergipe não. "Eu responsabilizo não somente os deputados estaduais, que votaram contra esse projeto de melhoria das condições de vida do nosso povo, mas também as lideranças da oposição. Lideranças maiores, a exemplo do senador Eduardo Amorim, conhecido nessa Casa como um senador pacato, cordial, legítimo representante do estado de Sergipe, mas que se posicionou contra", disse.

O senador Valadares lembrou que ele e o senador Amorim fazem parte de um bloco político de apoio a presidenta Dilma. E que a presidenta foi quem ofereceu aos estados a possibilidade de recursos para atenuar essa crise, no total de R$ 20 bilhões. "Espero que nós, que compomos a base do governo, e que aqui aprovamos as matérias dos nossos estados, também, acompanhemos o pensamento e o ideal de bem servir ao Brasil da presidenta. O Proinveste é um programa do Governo Federal, proposto pela presidenta Dilma, cujos recursos são da União e colocados à disposição do BNDES para servir aos estados nessa hora por que estamos passando. Portanto, eu concito ao senador Amorim e a Assembleia Legislativa do meu estado a fim de retomarmos ao diálogo para aprovação desse financiamento que é essencial e, juntos, debelarmos essa crise que não se instalou só em Sergipe, mas em todos os estados", concluiu.